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Tipo: Tese
Título: A construção de narrativas em museus de ciências contemporâneos
Autor(es): Juliana Prochnow dos Anjos
primer Tutor: Bernardo Jefferson de Oliveira
primer miembro del tribunal : Shirley Aparecida de Miranda
Segundo miembro del tribunal: Lana Mara de Castro Siman
Tercer miembro del tribunal: Yurij Castelfranchi
Cuarto miembro del tribunal: Ermelinda Moutinho Pataca
Resumen: Museus contam histórias. Os roteiros expositivos, idealizados por curadores/as das exposições, são narrativas que envolvem alegorias, cenários e percursos. Apropriados pelas visitas mediadas, esses cenários servirão para contar novas histórias. Esta pesquisa procurou analisar as narrativas de três museus de ciência de “última geração”, buscando identificar as representações cientificistas que perpassam as propostas de curadores/as, os conteúdos exibidos nas exposições e as noções apresentadas pelos mediadores/as, nas visitas guiadas. Foram escolhidos dois museus brasileiros – o Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte (MG), e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ) – e o Museu das Confluências, situado em Lyon, França. Partimos do pressuposto que essas três dimensões do museu – curadoria, exposição e mediação – atendem a diferentes interesses e compromissos e, portanto, não são uníssonos. Nossas hipóteses de pesquisa foram: 1) a de que, apesar de serem museus criados recentemente, com propostas mais críticas, criativas e sensíveis à interação da ciência com a sociedade, não conseguem se livrar inteiramente da perspectiva cientificista; e 2) que essas expressões do cientificismo se manifestam diferentemente no discurso da concepção (projetos e entrevistas com curadores/as), na exposição (seleção dos recursos expográficos, dos percursos expositivos e dos textos expostos e veiculados) e na mediação (forma como são apresentadas ao público visitante). Para orientar nossas análises, construímos cinco grandes narrativas sobre a ciência, que nos serviram como indicadores, a partir do agrupamento de atributos cientificistas. São elas: a Narrativa da Objetividade, a Narrativa do Progresso, a Narrativa Instrumentalista/Salvacionista, a Narrativa Espetacular e a Narrativa Transcendental/Sacralizadora. Como procuramos discutir na análise dos resultados levantados e descritos nesta tese, há vários elementos cientificistas dispersos, sobretudo no âmbito da exposição e mediação. Conforme buscamos argumentar, mesmo sendo contemporâneos e querendo ampliar as perspectivas numa noção de sociedade, incluindo uma relação menos depreciativa com conhecimentos, tradições e perspectivas não científicas, os museus de ciências de “última geração” não se afastam das narrativas hegemônicas. Todavia, destacamos a presença, nas três dimensões apresentadas, de aspectos que favorecem a crítica e a reflexão sobre a ciência. Acreditamos que as análises desenvolvidas nesta pesquisa, ao detalhar aspectos sutis da abordagem da ciência, nos três museus selecionados, poderão contribuir com a revisão crítica de práticas discursivas tanto em museus de ciência como em ações de divulgação científica e no ensino de ciências, de uma forma geral.
Asunto: Educação
Ciências - Estudo e ensino
Museus
Museus - Exposições
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32650
Fecha del documento: 22-oct-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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