Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32695
Tipo: Dissertação
Título: Parceria Universidade-Escola na Sala de Aula de LI: (rel)ações, legitimação e deslocamentos do dizer/fazer
Autor(es): Isabela de Oliveira Campos
Primeiro Orientador: Valdeni da Silva Reis
Primeiro membro da banca : Maralice de Souza Neves
Segundo membro da banca: Elaine Fernandes Mateus
Resumo: O projeto de extensão UNISALE Parceria Universidade-Escola, parte integrante do Programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem atuado em prol da união de duas instituições públicas para o ensino de língua inglesa (LI), a saber, a escola do ensino básico e a universidade, que, historicamente, têm sido marcadas como distintas e distantes (REIS; et al. 2019). Dessa forma, a presente pesquisa de mestrado, inserida na área da Linguística Aplicada (LA), objetiva investigar e compreender os dizeres dos sujeitos (professora, pesquisadora-parceira e alunos) envolvidos em uma parceria universidade-escola, no projeto mencionado acima, através de uma abordagem discursiva que considera os princípios e procedimentos da Análise de Discurso (ORLANDI, 2015). A sala de aula de LI, lócus onde esses sujeitos se (des)encontram, é considerada e a compreendemos como um sistema complexo não linear (MAGNO E SILVA; PAIVA, 2016), envolto em uma construção social única e ao mesmo tempo instável (GREEN; DIXON, 1994). Desse modo, este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa de sala de aula atrelada a um estudo de caso, e o corpus gerado durante os seis meses da parceria foi composto por entrevistas, narrativas, questionários, relatos mensais, observações e notas de campo. Como procedimentos analíticos, foram utilizados pressupostos da AD, principalmente as ressonâncias discursivas (SERRANI, 2005), e preceitos da LA que nos auxiliaram a interpretar os eixos temáticos do corpus. A partir das análises dos efeitos de sentido dos dizeres desses sujeitos, foram apreendidas as formações discursivas (FDs) em que eles se inscrevem e as representações e processos identificatórios que eles mobilizam anteriormente, durante e após as intervenções do projeto na sala de aula de LI. Os resultados indicam a movimentação de (rel)ações e processos identificatórios entre as parceiras que resultam em deslocamentos (NEVES; et al. 2013; TAVARES, 2010; NEVES, 2008) da professora e sua legitimação na posição docente na sala de aula de LI, o que culmina em um processo de responsabilização (REIS, 2018a) e transposição de um efeito de suspensão (REIS, 2018b) que marcava seu início de carreira nesse contexto. Evidenciando a construção social da sala de aula, os alunos igualmente se movimentam durante a parceria universidade-escola em sua sala de aula, construindo uma (rel)ação de alteridade mais bem-sucedida com a professora, e também passam por deslocamentos a respeito da LI, da aula e da sua capacidade como aprendizes da língua estrangeira. Assim, defendemos que esta parceria universidade-escola atua como um acontecimento (PÊCHEUX, 2006) em que, ao buscar acionar um já-dito, o sujeito encontra outras possibilidades de (se) dizer e fazer que não eram possíveis antes, proporcionando encontros mais profícuos entre a universidade e a escola e entre a professora e seus alunos na sala de aula de LI.
Abstract: The extension project “UNISALE University-School Partnership”, part of the Interfaces Program of Foreign Language Training of the Faculty of Arts of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), has been working for the union of two public institutions for the teaching of English language, namely the elementary school and the university, which historically have been marked as distinct and distant (REIS; et al. 2019). Thus, this master's research, inserted in the area of Applied Linguistics, aims to investigate and understand the discourse of the subjects (teacher, researcher-partner and students) involved in a university- school partnership, in the project described above, through a discursive approach that considers the principles and procedures of Discourse Analysis (ORLANDI, 2015). The classroom, locus where these subjects meet, is considered and we understand it as a complex nonlinear system (MAGNO E SILVA; PAIVA, 2016) surrounded by a unique and at the same time unstable social construction (GREEN; DIXON, 1994). Thus, this study is understood as a qualitative classroom research linked to a case study and the corpus generated during the six months of the partnership is composed of interviews, narratives, questionnaires, monthly reports, observations and field notes. As analytical procedures, we have used assumptions of Discourse Analysis, especially discursive resonances (SERRANI, 2005), and precepts of Applied Linguistics that have helped us to interpret the thematic axes of the corpus. From the analysis of the meaning effects of the discourse of these subjects, the discursive formations they are enrolled and the representations and identifying processes that they mobilize previously, during and after the interventions of the project in the classroom were grasped. The results indicate the movement of (rel)a(c)tions and identification processes between the partners that result in discursive and identity shifts (NEVES; et al., 2013; TAVARES, 2010; NEVES, 2008) of the teacher and her legitimation in the teaching position in the classroom, which culminates in a process of accountability (REIS, 2018a) and transposition of a suspension effect (REIS, 2018b) that marked her early career in this context. Highlighting the social construction of the classroom, students also move during the university-school partnership building a more successful relationship of alterity with the teacher and also undergo shifts regarding the English language, the classes and their ability as English language learners. Thus, we argue that this university-school partnership acts as a singular discursive event (PÊCHEUX, 2006) where, in seeking to repeat a discourse ‘already-said’, the subject finds other possibilities of (self) saying and doing that were not possible before, providing more fruitful encounters between the university and the school and between the teacher and her students in the classroom.
Assunto: Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Língua inglesa – Métodos de ensino
Ambiente de sala de aula – Brasil
Aquisição da segunda linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32695
Data do documento: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao CAMPOS, 2019.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.