Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32748
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Uma sequência de ensino com abordagem investigativa para alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre bactérias |
Autor(es): | Maíra Correia Diniz Ferreira |
Primeiro Orientador: | Janaína Ferreira Hudson Borges |
Primeiro membro da banca : | Luiza Gabriela de Oliveira |
Resumo: | O artigo relata a aplicação de uma sequência de ensino com abordagem investigativa sobre bactérias e as doenças causadas por elas, em que procuramos analisar a aquisição de conhecimentos sobre o tema e como a sequência possibilita a autonomia, participação e interação dos alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental. Com a aplicação da sequência de ensino pretendíamos levar os estudantes a refletir sobre o compartilhamento de garrafinhas de água e a relação deste hábito com as bactérias e doenças causadas por elas. Os resultados mostram que os estudantes apresentaram aspectos relacionados ao cotidiano, às problematizações ocorridas na sala de aula e aos conhecimentos científicos explorados durante as pesquisas e discussões. Consideramos que o conjunto de atividades desenvolvidas, favoreceu a autonomia dos estudantes, o diálogo entre os participantes, e a possibilidade de um olhar mais crítico acerca de algumas ações do cotidiano. |
Abstract: | This article shows the application of a teaching with an investigative approach on bacteria and the diseases caused by them, where we try to analyze the acquisition of knowledge on the theme and how this method allows the autonomy, participation and interaction of students in a class of 7th year of elementary school. With the application of the teaching we intended to show to the students to relationship of the sharing of bottles of water with each others and the bacteria and diseases caused with this habit. The results allow to identify aspects related to students' daily life, to identify the problems found in the classroom and to explore the scientific knowledge during research and discussions. We considered that the set of daily activities developed with the students improved and motivate the autonomy, dialogue between each other and also create the critical thinking about their daily activities. |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Bactérias Microbiologia Doenças bacterianas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32748 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Maira Correia Diniz Ferreira - Versão final.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.