Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Janaína Ferreira Hudson Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304397544544783pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.creatorMaíra Correia Diniz Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4952416575048422pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T16:23:47Z-
dc.date.available2020-03-06T16:23:47Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32748-
dc.description.abstractThis article shows the application of a teaching with an investigative approach on bacteria and the diseases caused by them, where we try to analyze the acquisition of knowledge on the theme and how this method allows the autonomy, participation and interaction of students in a class of 7th year of elementary school. With the application of the teaching we intended to show to the students to relationship of the sharing of bottles of water with each others and the bacteria and diseases caused with this habit. The results allow to identify aspects related to students' daily life, to identify the problems found in the classroom and to explore the scientific knowledge during research and discussions. We considered that the set of daily activities developed with the students improved and motivate the autonomy, dialogue between each other and also create the critical thinking about their daily activities.pt_BR
dc.description.resumoO artigo relata a aplicação de uma sequência de ensino com abordagem investigativa sobre bactérias e as doenças causadas por elas, em que procuramos analisar a aquisição de conhecimentos sobre o tema e como a sequência possibilita a autonomia, participação e interação dos alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental. Com a aplicação da sequência de ensino pretendíamos levar os estudantes a refletir sobre o compartilhamento de garrafinhas de água e a relação deste hábito com as bactérias e doenças causadas por elas. Os resultados mostram que os estudantes apresentaram aspectos relacionados ao cotidiano, às problematizações ocorridas na sala de aula e aos conhecimentos científicos explorados durante as pesquisas e discussões. Consideramos que o conjunto de atividades desenvolvidas, favoreceu a autonomia dos estudantes, o diálogo entre os participantes, e a possibilidade de um olhar mais crítico acerca de algumas ações do cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subjectEnsino de microbiologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherBactériaspt_BR
dc.subject.otherMicrobiologiapt_BR
dc.subject.otherDoenças bacterianaspt_BR
dc.titleUma sequência de ensino com abordagem investigativa para alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre bactériaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Maira Correia Diniz Ferreira - Versão final.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.