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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino por investigação na educação inclusiva : falando sobre a Dengue
Autor(es): Isabella Gomes Ribeiro
primer Tutor: Roberta Guimarães Corrêa
primer miembro del tribunal : Monique Aline Ribeiro dos Santos
Resumen: O presente trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática investigativa, elaborada com o objetivo de contribuir para a compreensão dos sintomas associados a dengue à alunos com deficiências. Participaram da intervenção cinco alunos do Ensino Fundamental II que possuíam respectivamente autismo, deficiências múltiplas (paralisia cerebral e deficiência intelectual), deficiência múltiplas (paralisia cerebral e cadeirante) , deficiência intelectual e baixa audição.Na época da intervenção, os alunos frequentavam o programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma escola pública municipal situada no município de Betim. Ao todo, foram realizadas quatro aulas com duração de uma hora cada. Obteve-se como dados os materiais produzidos pelos estudantes e registros da professora/pesquisadora realizados no diário de campo. Considerando a pesquisa de abordagem qualitativa, os dados foram agrupados de acordo com o grau de envolvimento dos alunos ao longo das aulas, medido pelo comportamento aparente dos alunos em cada atividade e analisados segundo os referenciais teóricos adotados neste trabalho. Infere-se que os alunos conseguiram reconhecer os sintomas da dengue, porém, a maioria têm dificuldades em associar o mosquito transmissor a origem da doença no organismo.
Abstract: The present work presents the results of the application of an investigative didactic sequence, elaborated with the objective of contributing to the understanding of dengue-associated symptoms to students with disabilities. Five elementary school II students who had respective autism, multiple deficiencies (cerebral palsy and intellectual disability), multiple disabilities (cerebral palsy and intellectual disability), multiple deficiency (cerebral and wheelchair palsy), intellectual and low disability. At the time of the intervention, students attended the Specialized Educational Care (ESA) program of a municipal school public located in the municipality of Betim. In all, four classes were held with duration an hour each. The materials produced by the students and records of the teacher/researcher performed in the field diary were obtained as data. Considering qualitative research, the data were grouped according to the data were grouped according to the degree of involvement of the students throughout the classes, measured by the students in each activity and analyzed according to the theoretical references adopted in this study. It is inferred that students have been able to recognize dengue symptoms, but most have difficulties in associating the transmitting mosquito the origin of the disease in the body.
Asunto: Educação
Educação inclusiva
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Crianças deficientes - Educação
Crianças autistas - Educação
Educação especial
Classes especiais (Educação)
Dengue - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32754
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

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