Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32775
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Análise de uma sequência didática sobre micro-organismos à luz dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação |
Authors: | Patrícia de Sousa Lima Viana |
First Advisor: | Santer Álvares de Matos |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a análise de uma sequência didática (SD) com o viés do ensino por investigação a partir da utilização dos três momentos pedagógicos (3MP) sobre a temática bactérias e suas aplicações com a finalidade de promover a reflexão sobre a importância de reconhecer a existência dos micro-organismos e suas formas de vida. A abordagem de conteúdos relacionados a microbiologia utilizando uma SD, permite que os estudantes participem ativamente de atividades e discussões que contribuem nos processos de ensino aprendizagem em sala de aula. A metodologia utilizada foi baseada nos pressupostos teóricos dos 3MP. A análise dos dados deu-se pela avaliação qualitativa/descritiva dos argumentos construídos ao longo das atividades propostas pelos estudantes, a fim de identificar se, de fato, conseguiram refletir sobre a importância de reconhecer a existência dos micro-organismos e suas formas de vida. Estratégias pedagógicas com caráter investigativo mostram-se válidas para romper com o tradicional paradigma curricular, baseado, exclusivamente, na abordagem conceitual, pois favorecem a autonomia dos alunos e a capacidade de solucionar problemas. Diante dos resultados das atividades propostas na SD, foi possível concluir que de modo geral os alunos tiveram avanços em suas concepções a respeito das bactérias e dos micro-organismos. |
Subject: | Biologia -- Estudo e ensino Microbiologia -- Estudo e ensino Microorganismos -- Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32775 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PATRICIA VIANA - CECI 2019.pdf | Aberto | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.