Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32775
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise de uma sequência didática sobre micro-organismos à luz dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação
Authors: Patrícia de Sousa Lima Viana
First Advisor: Santer Álvares de Matos
Abstract: Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a análise de uma sequência didática (SD) com o viés do ensino por investigação a partir da utilização dos três momentos pedagógicos (3MP) sobre a temática bactérias e suas aplicações com a finalidade de promover a reflexão sobre a importância de reconhecer a existência dos micro-organismos e suas formas de vida. A abordagem de conteúdos relacionados a microbiologia utilizando uma SD, permite que os estudantes participem ativamente de atividades e discussões que contribuem nos processos de ensino aprendizagem em sala de aula. A metodologia utilizada foi baseada nos pressupostos teóricos dos 3MP. A análise dos dados deu-se pela avaliação qualitativa/descritiva dos argumentos construídos ao longo das atividades propostas pelos estudantes, a fim de identificar se, de fato, conseguiram refletir sobre a importância de reconhecer a existência dos micro-organismos e suas formas de vida. Estratégias pedagógicas com caráter investigativo mostram-se válidas para romper com o tradicional paradigma curricular, baseado, exclusivamente, na abordagem conceitual, pois favorecem a autonomia dos alunos e a capacidade de solucionar problemas. Diante dos resultados das atividades propostas na SD, foi possível concluir que de modo geral os alunos tiveram avanços em suas concepções a respeito das bactérias e dos micro-organismos.
Subject: Biologia -- Estudo e ensino
Microbiologia -- Estudo e ensino
Microorganismos -- Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32775
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRICIA VIANA - CECI 2019.pdfAberto2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.