Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32812
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Proposta de uma sequência de aulas sobre o ciclo da água na perspectiva do ensino de ciências por investigação
Autor(es): Renata Cristina dos Santos
Primeiro Orientador: Márcia Maria Martins Parreiras
Resumo: O ensino por investigação é uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Na prática dessa estratégia o aluno torna-se o centro do processo de ensino, construindo o conhecimento a partir de suas ideias prévias, orientações do professor e de conceitos científicos. Então, A partir de estudos sobre o ensino de ciências por investigação, vinculado às demandas percebidas ao longo de minha prática com relação a materiais e atividades com este viés, propõe-se uma sequência didática sobre o ciclo da água, desenvolvida por meio de atividades investigativas. O ciclo da água é, muitas vezes, um assunto trabalhado por muitos professores de forma fragmentada e descontextualizada. Assim, para a elaboração da sequência didática foram selecionados aspectos considerados relevantes dentro do tema em questão, os quais serão trabalhados em sete aulas. O desenvolvimento desta sequência abre caminhos para novas estratégias de ensino e um olhar diferenciado para atividades comumente desenvolvidas nas escolas, contribuindo com a prática docente e proporcionando maiores reflexões e materialidade no que se refere a esse tipo e concepção sobre o ensino de ciências.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32812
Data do documento: 10-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Renata ok.pdf442.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons