Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32871
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A trajetória do Sol na abóboda celeste: proposta de uma atividade investigativa para abordar conteúdos de astronomia nas aulas de Ciências
Autor(es): Maria Isabel Pereira Gomes
Primeiro Orientador: Arjuna Casteli Panzera
Resumo: O objetivo dessa pesquisa consistiu em analisar as concepções de alunos do 9º ano do EF sobre a trajetória do Sol na abóboda celeste, utilizando atividades com abordagem investigativa. Para definir essa trajetória foi necessário determinar os pontos cardeais verificando onde o Sol “nasce e se põe” e se tais pontos mudam ao longo do tempo. Além disso, verificou-se em que ponto da abóbada celeste o Sol se encontra ao meio dia. Foram no total quatro encontros, desde a fase de pré-teste, atividades com gnomon, campo magnético terrestre, análise de fotos e de modelos, discussão do pré-teste até ao pós-teste. Os resultados mostraram que a abordagem investigativa contribuiu de maneira positiva para o aprendizado dos conteúdos trabalhados, comprovados por análises comparativas do pré-teste e do pós-teste. Observouse evolução quantitativa e qualitativa nas respostas. Houve melhora na interação professor-aluno e a permissão do aluno ser o protagonista de seu aprendizado. No entanto foi observada a necessidade de um número maior de aulas para a execução de tais atividades e avaliação do número de alunos para a realização dos trabalhos.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32871
Data do documento: 6-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Isabel versao FINAL-convertido.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons