Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arjuna Casteli Panzerapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119872798345652pt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Marques Soarespt_BR
dc.creatorLuciene Carolina de Jesus Fariapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T21:33:17Z-
dc.date.available2020-03-12T21:33:17Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32881-
dc.description.abstractThis work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo uma sequência didática para o ensino de Astronomia abordando as causas da sucessão do dia e da noite e das estações do ano usando o movimento do Sol na abóboda celeste e os pontos cardeais. Foi desenvolvida em uma escola municipal da periferia de Belo Horizonte, numa turma dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente aos 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Teve como objetivo captar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os assuntos citados e a partir disso, desenvolver atividades investigativas com o proposito de promover um aprendizado significativo. Foram desenvolvidas sete aulas dialogadas, procurando fundamentar-se em características do ensino por investigação. Para coleta de dados foi aplicado um questionário inicial, outro final e registrado alguns diálogos entre o professor e os alunos. Pode-se concluir que este trabalho apresentou resultados favoráveis, de acordo com os objetivos apresentados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Astronomiapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAstronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherMecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherDiapt_BR
dc.subject.otherNoitept_BR
dc.subject.otherTempopt_BR
dc.subject.otherCiclospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleAnálise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do anopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.