Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32924
Type: Dissertação
Title: Uma universidade negra é possível? a criação da UFRB no contexto das políticas de ações afirmativas no Brasil
Authors: Natália Silva Colen
First Advisor: Rodrigo Ednilson de Jesus
First Referee: Nilma Lino Gomes
Second Referee: Dyane Brito Reis Santos
Abstract: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com pró-reitores e técnicos da Pró- reitora de Ações Afirmativas e Assuntos estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O presente estudo buscou compreender como se constituiu o projeto de universidade construído na UFRB, bem como entender as conexões entre a concepção de ação afirmativa da universidade e a política de permanência implementada. Partiu-se da perspectiva de que a trajetória e o lugar social e racial dos pró-reitores da PROPAAE repercutiram em suas atuações políticas na gestão, bem como na construção do projeto de universidade negra empreendido na UFRB no âmbito da PROPAAE, pioneira no Brasil. No percurso metodológico, utilizamos uma abordagem qualitativa e como estratégia de coleta de dados, utilizamos a técnica de entrevista semiestruturada com os sujeitos colaboradores da pesquisa. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre políticas de ações afirmativas, democratização do ensino superior, relações étnico-raciais, epistemologias e estudos anticoloniais e educação. Esses estudos e olhares permitiram compreender e problematizar os limites, desafios e potencialidades da experiência política da universidade investigada, bem como do projeto constituído por ela. A análise dos dados possibilitou perceber que o projeto construído na UFRB foi sustentado a partir da referência no território do Recôncavo Baiano, nas políticas afirmativas e na dimensão racial. A experiência da universidade se mostrou potente e contra hegemônica, pois coloca em questão a (des)racialização da universidade, ao demarcar a intencionalidade do projeto de universidade negra, anunciando quais sujeitos ela representa. Isso apareceu não somente nas intenções da universidade, mas também no conjunto de ações, políticas, programas e projetos desenvolvidos na PROPAAE, especialmente no que diz respeito à sua política de permanência, por meio do Programa de Permanência Qualificada (PPQ). Por tudo isso, a experiência da UFRB se mostrou como uma forma de existência, resistência e de afirmação cultural, política e identitária. A trajetória pessoal - no que diz respeito às origens sociais, a identificação racial, e a trajetória formativa dos gestores da PROPAAE apareceram como fatores importantes na atuação destes na gestão da pró-reitoria. Essas trajetórias atravessaram inclusive a concepção de universidade e de políticas afirmativas concebidas por eles, e, consequentemente, aplicadas na universidade.
Abstract: Esta disertación es el resultado de una investigación realizada con pro-rectores y técnicos de la Pro rectoría de Acciones afirmativas y Asuntos estudiantiles (PROPAAE) de la Universidad Federal del Recôncavo de Bahía. El presente estudio buscó comprender cómo se constituyó el proyecto de universidad construido en la UFRB, así como entender, las conexiones entre la concepción de acción afirmativa de la universidad y la política de permanencia implementada. Se partió de la perspectiva de que la trayectoria y el lugar social y racial de los pro-rectores de la PROPAAE repercutieron en sus actuaciones políticas en la gestión, así como en la construcción del proyecto de Universidad Negra emprendido en la UFRB en el ámbito de la PROPAAE, pionera en Brasil . En el recorrido metodológico, utilizamos un abordaje cualitativo y como estrategia de recolección de datos, utilizamos la técnica de entrevista semi-estructurada con los sujetos colaboradores de la investigación. Desde el punto de vista teórico, la investigación buscó dialogar con estudios sobre políticas de acciones afirmativas, democratización de la enseñanza superior, relaciones étnico-raciales, epistemologías y estudios anticoloniales y educación. Estos estudios y miradas permitieron comprender y problematizar, los límites, desafíos y potencialidades de la experiencia política de la universidad investigada, así como del proyecto constituido por ella. El análisis de los datos posibilitó percibir que el proyecto construido en la UFRB fue sostenido a partir de la referencia en el territorio del Recôncavo Baiano, en las políticas afirmativas y en la dimensión racial. La experiencia de la universidad se mostró potente y contra hegemónica, pues, pone en cuestión la (des) racialización de la universidad, al demarcar la intencionalidad del proyecto de Universidad Negra, anunciando qué sujetos representa. Esto no sólo apareció en las intenciones de la universidad, sino también en el conjunto de acciones, políticas, programas y proyectos desarrollados en la PROPAAE, especialmente en lo que se refiere a su política de permanencia, a través del Programa de Permanencia Cualificada (PPQ). Por todo ello, la experiencia de la UFRB se mostró como una forma de existencia, resistencia y de afirmación cultural, política e identitaria. La trayectoria personal-en lo que se refiere a los orígenes sociales, la identificación racial, y la trayectoria formativa- de los gestores de la PROPAAE aparecieron como factores importantes en la actuación de éstos en la gestión de la pro- rectoría. Estas trayectorias atravesaron incluso la concepción de universidad y de políticas afirmativas concebidas por ellos, y consecuentemente, aplicadas en la universidad.
Subject: Educação
Programas de ação afirmativa - Brasil
Estudantes negros - Universidades e faculdades
Democratização da educação - Brasil
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32924
Issue Date: 12-Jul-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado



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