Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Graziele R. Schweig | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3851208678141415 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ramuth Pereira Marinho | pt_BR |
dc.creator | Soraya Moreira Brito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T17:44:34Z | - |
dc.date.available | 2020-03-16T17:44:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32930 | - |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos foi elaborado a partir do plano de ação desenvolvido em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo era contribuir no processo de leitura e que a escrita fosse espontânea e utilizada com mais frequência pelos estudantes. Foi realizada a leitura do livro: “Por parte de Pai”, de Bartolomeu Campos Queiroz, em dias sequenciados, onde os alunos participavam, comentando, dialogando, percebendo semelhanças e diferenças, entre o livro e a história de vida deles. O retorno foi positivo em relação à interação dos estudantes com o texto e o prazer em ler e escrever. A questão central deste plano de ação se constitui em despertar o interesse pela leitura e considerar a escrita como grande aliada do cotidiano, usando-a desde situações mais práticas do cotidiano, como fazer uma lista de compras ou anotar um recado a mais elaboradas, como escrever textos. Diante do trabalho feito, espera-se que o plano apresentado seja relevante para o contexto acadêmico ao abordar aspectos do processo de alfabetização, no que diz respeito ao aprimoramento do processo de leitura e escrita de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Escrevendo a memória através da leitura na EJA | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_LASEB.pdf | Escrevendo a memória através da leitura na EJA | 3.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.