Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Graziele R. Schweigpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851208678141415pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ramuth Pereira Marinhopt_BR
dc.creatorSoraya Moreira Britopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-16T17:44:34Z-
dc.date.available2020-03-16T17:44:34Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32930-
dc.description.resumoO trabalho de conclusão do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos foi elaborado a partir do plano de ação desenvolvido em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo era contribuir no processo de leitura e que a escrita fosse espontânea e utilizada com mais frequência pelos estudantes. Foi realizada a leitura do livro: “Por parte de Pai”, de Bartolomeu Campos Queiroz, em dias sequenciados, onde os alunos participavam, comentando, dialogando, percebendo semelhanças e diferenças, entre o livro e a história de vida deles. O retorno foi positivo em relação à interação dos estudantes com o texto e o prazer em ler e escrever. A questão central deste plano de ação se constitui em despertar o interesse pela leitura e considerar a escrita como grande aliada do cotidiano, usando-a desde situações mais práticas do cotidiano, como fazer uma lista de compras ou anotar um recado a mais elaboradas, como escrever textos. Diante do trabalho feito, espera-se que o plano apresentado seja relevante para o contexto acadêmico ao abordar aspectos do processo de alfabetização, no que diz respeito ao aprimoramento do processo de leitura e escrita de jovens e adultos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleEscrevendo a memória através da leitura na EJApt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_LASEB.pdfEscrevendo a memória através da leitura na EJA3.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.