Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32931
Tipo: Monografia (especialização)
Título: EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
Autor(es): Sueli Gonçalves dos Santos Souza
Primeiro Orientador: Graziele Ramos Schweig
Primeiro membro da banca : Maurílio José Amaral Assis
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32931
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA EJA ALFABETIZAÇÃO.pdfMonografia. EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições694.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.