Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32952
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Demanda por educação de jovens e adultos na Escola Municipal Américo Renê Giannetti
Autor(es): Maria José Sena Otoni
Primeiro Orientador: Analise de Jesus da Silva
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apontar possibIlidades de continuidade de estudos a familiares de estudantes da Escola Municipal Américo Renê Giannetti que não completaram a educação básica. O respectivo objetivo baseou-se na necessidade que vejo de se visibilizar a EJA e de reconhecê-la como direito do cidadão.Buscando alcançar tal objetivo, foram realizadas ações com esses familiares, que envolveram: (a) análise de demanda através de questionário, (2) reflexões sobre voltar a estudar e sua importância, e (c) divulgação de escolas que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA) na regional onde a escola se localiza. Nessa perspectiva, foi feita ainda uma reflexão com algumas professoras da instituição sobre como percebem a EJA, bem como foi enviada uma carta explicativa sobre essa demanda e solicitação de abertura de turma na respectiva instituição à Gerência da Educação de Jovens e Adultos, à Regional Nordeste da Prefeitura de Belo Horizonte e ao Gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Para legitimar o objetivo deste trabalho, seus achados e sua conclusão, apresentam-se dados sobre o analfabetismo em Belo Horizonte, impacto que a escolaridade tem na vida familiar do (a) cidadão (ã) e algumas considerações sobre o campo do direito, que traz a Pauta Nacional da EJA e o Parecer nº 093-02, aprovado pelo Conselho Municipal de Belo Horizonte, que regulamenta desde 2002 a Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados obtidos me mostraram que é extremamente necessário fomentar ações que visibilizam a EJA, pois a partir destas se aumentam as chances de se expandir e oferecer turmas de EJA e abre espaço para o entendimento da necessidade da EJA ainda nos tempos atuais. Este trabalho traz ainda como conclusão que as ações aqui descritas se configuram como uma tentativa de legitimação do direito do cidadão a continuar ou iniciar seus estudos em qualquer época da vida e da necessidade de se enxergar na oferta e na divulgação da EJA essa constatação desse direito.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32952
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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