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dc.contributor.advisor1Salete Maria de Fátima Silqueira Müllerpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5175647212869889pt_BR
dc.creatorThaís Françoise Do Nascimentopt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=BC946F63404BAB69AF911D06CFA0C681#pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-24T15:55:02Z-
dc.date.available2020-03-24T15:55:02Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32987-
dc.description.abstractHealth institutions, whether public or private, philanthropic, civil or military, including those that carry out teaching and research as all productive activity, generates environmental and health impacts. All of them are responsible for the elaboration, implementation, implementation and monitoring of the Health Services Waste Management Plan (SWMP), a document that points out and describes all actions related to Health Services Waste Management. This study aimed to know the difficulties of night shift care professionals regarding segregation and proper disposal of health waste and to seek a form of training that is consistent with the reality and need of night workers. The methodology used was built through the Situational Strategic Planning that defined and guided the activities of diagnosis of the demands of night shifts in relation to segregation and waste disposal and proposed intervention actions. To start the activities was presented to the head of the Waste Management Unit and the Teaching and Research Management (RM) a project that would include health education actions to empower the target audience. The elaboration of the intervention and implementation plan followed a scope that included part of the theoretical framework discussed in the subjects of the Specialization Course in Health Educators Training of the Federal University of Minas Gerais. The initial approach was taken to find out the most frequent doubts of night professionals regarding waste segregation and then began the training process with the “Chat Wheel” model. The analysis of the data collected after the implementation of the measures showed a decrease in improper disposal of these wastes and confirmed the effectiveness of this proposal. Therefore, this intervention project optimized adherence to the Health Waste Management Plan, providing a healthier work environment. Educational actions in this context were essential so that all stages of the project could be completed and demonstrated how important the role of the health educator in the institutions is.pt_BR
dc.description.resumoAs instituições de saúde, sejam elas públicas ou privadas, filantrópicas, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa como toda atividade produtiva, gera impactos ambientais e sanitários. Todas elas são responsáveis pela elaboração, implantação, implementação e monitoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), documento que aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de serviços de Saúde. Este estudo teve como objetivo conhecer as dificuldades dos profissionais da assistência do plantão noturno quanto a segregação e descarte correto dos resíduos de saúde e buscar uma forma de capacitação condizente com a realidade e necessidade destes profissionais. A metodologia utilizada foi construída através do Planejamento Estratégico Situacional (PES) que definiu e norteou as atividades de diagnóstico das demandas dos plantões noturnos em relação à segregação e descarte de resíduos e ações interventivas propostas. Para início das atividades foi apresentado à chefia da Unidade de Gestão de Resíduos e a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) um projeto que contemplaria ações de educação em saúde para capacitar o público alvo. A elaboração do plano de intervenção e implementação seguiu um escopo que contemplava parte do referencial teórico discutido nas disciplinas dos Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi feito a abordagem inicial para apuração das dúvidas mais frequentes dos profissionais noturnos em relação à segregação de resíduos e em seguida iniciou-se o processo de capacitação com o modelo “Roda de Conversa”. A análise dos dados coletados após a implementação das medidas evidenciou diminuição no descarte inadequado destes resíduos e confirmou a efetividade desta proposta. Portanto este projeto de intervenção veio a otimizar a adesão ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, propiciando um ambiente laboral mais saudável. As ações educacionais neste contexto foram essenciais para que todas as etapas do projeto pudessem ser concluídas e demonstraram o quão importante é o papel do educador em saúde nas instituições.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectResíduos dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherGerenciamento de Resíduospt_BR
dc.subject.otherMeio Ambientept_BR
dc.subject.otherIndicadores de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.otherEspecializaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleDescarte de resíduos de saúde em um hospital de Belo Horizonte: conscientização e sensibilização dos profissionais da assistência no plantão noturnopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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