Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32993
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A roda de conversa como metodologia educativa na humanização da assistência em um hospital psiquiátrico de Minas Gerais |
Authors: | Ana Paula Nogueira Farias |
First Advisor: | Selme Silqueira de Matos |
Abstract: | Este estudo teve como objetivos: elaborar um projeto de intervenção com vistas à sensibilização dos técnicos de enfermagem aos problemas apresentados pelos pacientes com doença mental em um hospital psiquiátrico de Minas Gerais; aumentar o conhecimento dos técnicos de enfermagem sobre a importância do acolhimento e humanização na assistência e identificar os problemas apresentados pelos técnicos de Enfermagem na assistência. A fundamentação teórica versou sobre doença mental, humanização, ética profissional e roda de conversa como metodologia educativa. Os resultados mostram que a capacidade de empatia, o uso da sua pessoa como mediadora do cuidado exige auto-conscientização, desenvolvimento de autoestima e habilidades de relações interpessoais, ética e humanização, de forma que possam assumir todos os papéis que a profissão solicita. |
Subject: | Humanização da Assistência Enfermagem Psiquiátrica Metodologia Ética Profissional Técnicos de Enfermagem Hospitais Psiquiátricos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32993 |
Issue Date: | 14-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA NOGUEIRA FARIAS.pdf | 148.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.