Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ronaldo Corrêa Gomes Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357439967840461pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria Ferreira Barcelospt_BR
dc.contributor.referee2Vera Lúcia de Menezes de Oliveira e Paivapt_BR
dc.creatorGiovana Garcia Gonçalves Gutierrezpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4235869940634810pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-30T20:04:54Z-
dc.date.available2020-03-30T20:04:54Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33040-
dc.description.abstractLearning English can happen in different ways in both formal and informal environments. In the contemporary context, digital technologies influence the way we learn due to their accessibility and ubiquitous nature (COPE; KALANTZIS, 2010). In the light of such changes, the informal learning of English has been a growing and still little investigated practice in the technological scenario. Besides that it is necessary to understand the effects of informal learning on learners' perceptions such as its contributions and limitations. To achieve this goal, I investigated the affordances (GIBSON, 1986) of informal English learning in narratives produced in an undergraduate subject of the Languages course at UFMG. As a result of the data analysis, the following affordances have emerged from the participants' interaction with the informal environments: watching films and TV series, using smartphones, exploring music, playing games, talking to foreigners, watching YouTube videos and reading books. In addition, learners also indicated the limitations of such environments, which are: absence of a teacher, lack of grammatical content, lack of formal language, youth focused environments and lack of authentic context. In response to these findings, it was possible to conclude that informal English learning is intertwined with beliefs that are grounded in formal learning. There were two recurrent beliefs, the first related to informal learning as an entertaining practice in opposition to the formal classes considered by the participants to be boring. The second belief was related to the need of both informal and formal environments in order to learn English highlighting the role of traditional teaching despite its limitations. Therefore, informal learning was seen as important to improve English’ aspects such as listening comprehension, pronunciation, vocabulary, idioms, cultural and communicative features. On the other hand, participants highlighted that grammar teaching and the presence of a teacher are absent in informal learning, which makes it insufficient to learn English. For that reason, both informal and formal English learning should be considered.pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem de inglês se desenvolve de maneiras distintas, podendo ocorrer tanto em ambientes formais como informais. No contexto contemporâneo, as tecnologias digitais influenciam a maneira como aprendemos devido à acessibilidade e ao caráter ubíquo destas (COPE; KALANTZIS, 2010). Em face dessas transformações, aprender inglês informalmente em um cenário de tecnologias digitais tem sido uma prática crescente e ainda pouco investigada. Além disso, é preciso também compreender os reflexos da aprendizagem informal nas percepções dos aprendizes, tais como suas contribuições e limitações. Com esse intuito, investiguei as affordances (GIBSON, 1986) de aprendizagem informal de língua inglesa em narrativas geradas em uma disciplina do curso de Letras da UFMG. A partir da análise dos dados, foram identificadas as seguintes affordances que emergiram da interação dos participantes com os ambientes informais: assistir a filmes e séries, usar o celular (smartphone), explorar músicas, jogar, conversar com estrangeiros, assistir a vídeos no YouTube e ler livros. Além disso, os aprendizes indicaram também as limitações desses ambientes, que são: ausência de um professor, ausência de conteúdo gramatical, ausência de linguagem formal, ambientes voltados para jovens e ausência de contexto autêntico. Diante desses resultados, foi possível concluir que a aprendizagem informal de inglês está permeada por crenças que se ancoram na aprendizagem formal. Houve duas crenças mais recorrentes, sendo a primeira relacionada à aprendizagem informal como forma de entretenimento, havendo assim uma contraposição em relação às aulas do ensino formal consideradas pelos participantes como sendo maçantes; e a segunda crença dos aprendizes foi a de que a aprendizagem informal deve ser aliada da aprendizagem formal, destacando o espaço tradicional de ensino apesar de suas limitações. Portanto, a aprendizagem informal foi vista como importante para aprimorar aspectos do inglês tais como a compreensão oral, pronúncia, vocabulário, expressões idiomáticas, questões culturais e comunicativas. Por outro lado, os participantes destacaram que o ensino da gramática e a presença do professor são características ausentes nesse tipo de aprendizagem, o que fazem com que ela não seja suficiente para se aprender o inglês. Por essa razão, é preciso considerar a aprendizagem de inglês tanto no âmbito informal como no formal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAffordancespt_BR
dc.subjectAprendizagem informalpt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleAffordances de ambientes informais para a aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovana Gutierrez_dissertação_2020.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.