Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051730003649059pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Kely Cristina Nogueira Soutopt_BR
dc.creatorMargarete Marinho Pires de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-01T21:39:42Z-
dc.date.available2020-04-01T21:39:42Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33083-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de 14 professoras e 25 famílias de uma turma de 5 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita das crianças dessa referida turma. Toda a investigação se deu a partir do questionamento de algumas professoras e familiares: na EMEI alfabetiza? Para a investigação, foi realizado um questionário com as professoras e famílias das crianças dessa turma sobre as expectativas das mesmas em relação à alfabetização na educação infantil. A análise das concepções apresentadas possibilitou esclarecer o questionamento e aponta que professoras e famílias encontram-se confusas sobre como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita. Percebemos que as crianças da educação infantil participam ativamente das ações que envolvem leitura e escrita de maneira espontânea, demonstrando aprendizado significativo e grandes avanços na linguagem escrita. Nesse sentido, procuramos entender a alfabetização como um processo que se inicia desde o nascimento da criança, uma vez que ela está inserida em um mundo letrado. O importante não é se alfabetiza na EMEI, mas como se dá esse processo. Palavras-chave: Educação Infantil. Alfabetização. Leitura. Escrita. RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de 14 professoras e 25 famílias de uma turma de 5 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita das crianças dessa referida turma. Toda a investigação se deu a partir do questionamento de algumas professoras e familiares: na EMEI alfabetiza? Para a investigação, foi realizado um questionário com as professoras e famílias das crianças dessa turma sobre as expectativas das mesmas em relação à alfabetização na educação infantil. A análise das concepções apresentadas possibilitou esclarecer o questionamento e aponta que professoras e famílias encontram-se confusas sobre como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita. Percebemos que as crianças da educação infantil participam ativamente das ações que envolvem leitura e escrita de maneira espontânea, demonstrando aprendizado significativo e grandes avanços na linguagem escrita. Nesse sentido, procuramos entender a alfabetização como um processo que se inicia desde o nascimento da criança, uma vez que ela está inserida em um mundo letrado. O importante não é se alfabetiza na EMEI, mas como se dá esse processo. Palavras-chave: Educação Infantil. Alfabetização. Leitura. Escrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleAlfabetização, leitura e escrita: o que a Educação Infantil tem a ver com isso?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC final pdfa.pdfMargarete Marinho Pires de Almeida - EL LASEB 2019563.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.