Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33087
Type: Monografia (especialização)
Title: O brincar e a mediação do professor na EMEI Floramar
Authors: Cosmira Oliveira Santos Alves
First Advisor: Rogério Correia da Silva
First Referee: Maria Lucia Resende Lomba
Abstract: O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e analisar ações de mediação nas brincadeiras das crianças de uma turma de 4 anos da EMEI Floramar, construir metodologias participativas com as crianças na elaboração de propostas de brincadeiras, organizar novos espaços externos que favoreçam novas relações entre professora e aluno. O trabalho teve como subsídio a discussão sobre o papel do brincar na educação infantil e a mediação da professora. Além de apresentar o surgimento da educação infantil no Brasil e a política da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para esse público. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, observação e escuta das crianças em situações de brincadeiras. O resultado da pesquisa demonstrou que o brinquedo e a brincadeira associados a uma boa mediação por parte da professora contribui para o desenvolvimento infantil. E que a professora pode desenvolver seu trabalho tendo a criança como o centro do processo.
Subject: Educação infantil
Brincadeiras
Recreação ao ar livre para crianças
Jogos infantis simbólicos
Crianças - Recreação
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
Professores de educação pré-escolar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33087
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O brincar e a mediação do professor na EMEI Floramar - versão final corrigida 122019.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.