Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33098
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Projeto de intervenção sobre os cuidados com a voz: contribuição na melhoria da qualidade da voz dos professores atuantes no “PROJETO INCLUIR” na Escola de Engenharia da UFMG
Título(s) alternativo(s): Intervention Project on Voice Care: Contribution to the Improvement of the Voice Quality of Teachers Acting in “PROJETO INCLUIR” at UFMG School of Engineering
Autor(es): Valdirene Oliveira Santos
Primeiro Orientador: Professora Doutora Carla Lúcia Goulart Constant Alcoforado
Primeiro Coorientador: Professora Doutora Salete Maria de Fátima Silqueira Müller
Primeiro membro da banca : Professora Carla Lúcia Goulart Constant Alcoforado
Segundo membro da banca: Professor Doutor Marco Antonio Gomes
Resumo: Como Fonoaudióloga atuante principalmente na área da voz, percebi através de conversa informal e observação, que grande parte dos professores voluntários do Projeto Incluir não possui conhecimento sobre as alterações e riscos causados pelos problemas de abusos vocais. Diante das observações, o papel do fonoaudiólogo é prevenir ,restabelecer ou reabilitar o aparelho fonador para contribuir na produção de uma voz saudável, assim a falta conscientização dos voluntários principalmente professores que trabalham no setor sobre uso adequado da voz nos leva a refletir e indagar sobre a importância do auto - cuidado. Portanto o objetivo desse trabalho é realizar um processo educativo com foco em cuidados na saúde vocal, mostrando a importância da atuação fonoaudiológica aos professores voluntários que participam do corpo da equipe do Projeto Incluir na escola de Engenharia da UFMG. Essa proposta refere-se ao problema priorizado “sobre os cuidados com a voz: E contribuição na melhoria da qualidade da voz dos professores atuantes no Projeto Incluir na escola de engenharia da UFMG”, para o qual se registra uma descrição, explicação e seleção de seus nós críticos. Espera- se que ao final do processo, os professores voluntários do Projeto Incluir possam se sentirem estimulados a participar de programas educativos buscando o aprimoramento da atuação na instituição, que adotem como rotina diária a orientação sobre utilização das técnicas de prevenção, participem de ações de educativas em saúde vocal e de produções científicas, a fim de se manterem atualizados sobre o assunto, buscando sempre melhor qualidade na saúde da voz.
Assunto: Voz
Qualidade da Voz
Fonoaudiologia
Prega Vocal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33098
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDIRENE OLIVEIRA SANTOS (1).pdfPROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE OS CUIDADOS COM A VOZ: CONTRIBUIÇÃO NA MELHORIA DA QUALIDADE DA VOZ DOS PROFESSORES ATUANTES NO “PROJETO INCLUIR” NA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG154.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.