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dc.contributor.advisor1Roosevelt da Silva Bastospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786612835111814pt_BR
dc.contributor.referee1Roosevelt da Silva Bastospt_BR
dc.contributor.referee2Vinicius dos Reis Silvapt_BR
dc.creatorMarielle Silva Costapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T14:51:24Z-
dc.date.available2020-04-03T14:51:24Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33100-
dc.description.resumoDesde a sua criação, o SUS vem passando por importantes mudanças no processo de estruturação dos serviços de saúde e no padrão de assistência à saúde oferecida à população. Mudanças essas que vão de encontro aos seus princípios e diretrizes. As discussões sobre a formação dos profissionais de saúde ficam cada vez mais intensificadas no meio da saúde pública, provocando alterações significativas no processo de formação e desenvolvimento dos profissionais da área. A integração ensino-serviço na formação de recursos humanos da área de saúde incentiva o trabalho coletivo, pactuado e integrado de alunos e professores com as equipes dos serviços de saúde, visando à melhoria na qualidade da atenção à saúde individual e coletiva e à qualidade da formação profissional. Considerando a complexidade do tema e a realidade vivenciada pelos preceptores no município de Vespasiano-MG, este projeto propõe medidas para facilitar a articulação no processo ensinoaprendizagem, propiciando maior participação dos atores envolvidos e uma preceptoria mais eficaz. Foi utilizada a metodologia da problematização inspirada no Arco de Charles Maguerez, com definição do “nó crítico” e da proposta de intervenção. Dessa forma, a articulação entre academia e serviço é fundamental para se alcançar o objetivo maior: a promoção e cuidado à saúde individual e coletiva de forma integral e equânime.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectserviços de saúdept_BR
dc.subjectinstituições acadêmicaspt_BR
dc.subjectprogramas nacionais de saúdept_BR
dc.subjectprojetopt_BR
dc.subject.otherServiços de Saúdept_BR
dc.subject.otherInstituições Acadêmicaspt_BR
dc.subject.otherProgramas Nacionais de Saúdept_BR
dc.subject.otherProjetospt_BR
dc.subject.otherSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleIntegração ensino, serviço e comunidade: reorientando a formação acadêmica no SUS de Vespasiano - MGpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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