Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33123
Tipo: Dissertação
Título: Manual de consulta rápida para uso dos enfermeiros em remoção de órgãos sólidos para transplante
Autor(es): Edna Andréa Pereira de Carvalho
primer Tutor: Karla Rona da Silva
primer miembro del tribunal : karla Rona da Silva
Segundo miembro del tribunal: Selme Silqueira de Matos
Tercer miembro del tribunal: Carolina Braga de Resende Mascarenhas
Resumen: Os transplantes de órgãos sólidos ganharam impulso nas últimas décadas e consolidaram-se como opção terapêutica eficaz para pacientes com disfunção terminal de órgãos. Nesse contexto, a Enfermagem, que incorpora o saber de várias ciências em sua formação profissional, dentre elas, a Administração, faz-se presente no transplante desde a realização do primeiro procedimento no Brasil. O objetivo deste estudo é construir um instrumento para orientar e sistematizar as ações dos enfermeiros que atuam em remoção de órgãos sólidos para transplante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, tendo como participantes enfermeiros (as) lotados (as) no ambulatório de transplantes e unidade de internação de transplantes de um hospital universitário e um hospital privado, ambos localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, totalizando nove enfermeiros. Para a coleta de dados, inicialmente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura visando a identificar os instrumentos de apoio ao processo de Enfermagem descritos na literatura e as etapas que os constituem. Em seguida, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro adaptado de Negreiros (2015), com o objetivo principal de coletar informações sobre as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros em remoção de órgãos sólidos para transplantes. O conteúdo das entrevistas foi analisado por meio da técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados da pesquisa evidenciaram as atividades desenvolvidas por estes profissionais desde o momento da comunicação da doação até a entrega dos órgãos no centro transplantador para implante, como a separação de materiais e soluções de preservação dos órgãos, conferência minuciosa da documentação do doador e participação na perfusão dos órgãos a serem removidos. O produto final foi a construção de um manual de consulta rápida para uso dos enfermeiros em cirurgias de remoção de órgãos para transplante que, posteriormente, será submetido à validação. O instrumento é composto de 23 páginas contendo ilustrações e impressos a serem utilizados, contribuindo para o aprimoramento da prática desses profissionais, além de servir de material de apoio em capacitações e treinamentos. Esta pesquisa foi conduzida segundo as exigências da Resolução nº 466/2012, que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE número 10473019.7.0000.5149.
Asunto: Transplante de Órgãos
Aloenxertos
Cuidados de Enfermagem
Manuais como Assunto
Enfermagem Perioperatória
Educação Continuada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33123
Fecha del documento: 11-feb-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Manual de consulta rápida para uso dos enfermeiros em remoção de órgãos sólidos para transplante.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.