Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33151
Type: Monografia (especialização)
Title: Uma proposta de trabalho para lidar com a resistência dos pais de estudantes na inserção do assunto de gênero e diversidade na escola: a importância da participação dos pais na inserção do assunto gênero e diversidade na escola
Authors: Rômulo Piragibe Assis Gomes
First Advisor: Angela Maria Resende Vorcaro
Abstract: Este presente projeto de intervenção pedagógica propõe implementar uma maneira diferenciada de se tratar o tema Gênero e Diversidade na Escola por meio de ações de participação direta e efetiva de pais de estudantes de uma escola municipal localizada no município de Contagem – MG, onde torna-se desafiador qualquer tema relacionado a Gênero e Diversidade dentro desta escola. Seu objetivo é o de inserir os pais dos estudantes de duas turmas do primeiro ano do terceiro ciclo de uma escola municipal de Contagem – MG no processo de implementação, formação e intervenção pedagógica na questão de gênero e diversidade na escola, buscando assim diminuir a resistência dos pais de estudantes e de estudantes em relação ao tema e ao mesmo tempo torná-los parceiros dos educadores neste processo, visto que muitos educadores sentem-se receosos em trabalhar com esses assuntos. Este projeto teve uma fase de acompanhamento de todas as atividades relacionadas ao tema desenvolvidas por esta escola voltadas para os estudantes durante o primeiro semestre do ano de 2015 e iniciada a presente intervenção pedagógica no segundo semestre do mesmo ano. Utilizando o método qualitativo de revisão de literatura, investigativo, exploratório e entrevistas semiestruturadas, o trabalho aborda maneiras diferentes de se inserir temas a serem trabalhados como os estudantes e seus pais, enfatizando a participação dos pais e o enquadramento das formas de atuação através da intervenção pedagógica aqui proposta. Onde deverá ser utilizado como instrumento, a intervenção escolar em sala de aula referente ao desenvolvimento do adolescente no que diz respeito a sexualidade e a minimização de conflitos existentes no ambiente escolar. Este trabalho investigou a maneira como estava sendo abordado o tema na escola e a percepção dos estudantes, pais e educadores em relação as iniciativas tomadas pela escola e propõe uma outra maneira de abordar o tema na escola. Os resultados indicam que o tema passou a ser visto e trabalhado de maneira mais segura pelos educadores, a partir do momento que os pais começaram a saber e participar do que está sendo tratado na escola e como este tema esta sendo abordado dentro da escola, apesar da resistência ainda existir por boa parte dos pais e que os mesmos demonstram muito pouco interesse pelo projeto desenvolvido pela escola, um fato desmotivante para a própria escola, que acaba limitando suas ações internamente, não conseguindo assim maximizar seus resultados. Desta maneira, este projeto de intervenção pedagógica desenvolvido pela escola não resulta em uma significativa mudança uma vez que continua tendo uma posição de afastamento dos pais dos estudantes, prejudicando a sua integração com a escola não beneficiando a aplicação do projeto.
Abstract: This present project pedagogical intervention proposes to implement a different way to treat the topic Gender and Diversity in School through direct and effective participation actions of parents of students of a municipal school in the municipality of Contagem - MG, where it becomes challenging any topic related to Gender and Diversity within this school. Your goal is to insert the parents of students in two classes of the first year of the third cycle of a municipal school in Contagem - MG in the implementation process, training and pedagogical intervention in the issue of gender and diversity in the school, thus seeking to reduce resistance parents of students and students in relation to the subject and at the same time make them partners of educators in this process, as many educators feel afraid to work with these issues. This project was a follow-up phase of all activities related to the theme developed by this school focused on students during the first half of the year 2015 and started this educational intervention in the second half of the year. Using the qualitative method of literature review, investigative, exploratory and semi-structured interviews, work addresses different ways of entering issues to be worked out as the students and their parents, emphasizing the involvement of parents and the framework of forms of action through the intervention pedagogical proposed here. Which it should be used as a tool, school intervention in the classroom related to adolescent development regarding sexuality and minimizing conflicts at school. This study investigated the way was being addressed the subject in school and the perception of students, parents and educators regarding the initiatives taken by the school and proposes another way to approach the subject in school. The results indicate that the issue has to be seen and worked more safely by educators, from the time that parents began to know and participate in what is being treated at school and how this issue is being addressed within the school, although resistance still exist for many of the parents and that they show very little interest in the project developed by the school, discouraging fact for the school itself, which ends up limiting their actions internally as he could not maximize your results. Thus, this educational intervention project developed by the school does not result in a significant change as it continues having a removal position of the parents of students, hampering their integration with the school does not benefit the implementation of the project.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33151
Issue Date: 13-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Final Romulo Piragibe Assis Gomes.pdf624.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.