Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33159
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Questões de gênero na internet : o facebook como espaço de (re) produção de binarismos de gênero |
Autor(es): | Mayra Reis Felipe |
primer Tutor: | Érica Renata de Souza |
primer miembro del tribunal : | Anna Paula Vencato |
Segundo miembro del tribunal: | Roberto Reis |
Resumen: | A internet possibilita o acesso a informações, a venda e a troca de produtos, o diálogo entre povos de diferentes culturas e a aproximação das pessoas, contudo, permite também a normatização de crenças e comportamentos relacionados a ideais de beleza, vivências e outros estereótipos reforçados pela mídia. Várias são as possibilidades construídas e descontruídas dentro dos ciberespaços o que evocam comportamentos fora desse contexto. Política, economia, cultura, música, esportes e tantos outros assuntos são difundidos a partir desse universo em rede. Assim, questionamentos acerca das relações de gênero também perpassam esse universo e ganham atualmente grandes destaques. Diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que estão acontecendo na contemporaneidade torna-se relevante a prática de ações reflexivas e dialógicas dentro e fora do contexto escolar. Nesta perspectiva, este trabalho busca possibilitar reflexões quanto aos binarismos de gênero produzidos e reproduzidos no Facebook; permitindo assim problematizações quanto a importância e abrangência dessa rede social para mobilizações e reflexões quanto as normas de gênero estabelecidas em nossa sociedade, bem como reconhecer esse espaço social como um campo de discussões, de novos modos de pensar e repensar as questões de gênero. |
Abstract: | The Internet provides access to information, sale and exchange of products, dialogue between people of different cultures and bringing people together, but also allows the standardization of beliefs and behaviors related to ideals of beauty, experiences and other stereotypes reinforced by media. There are several built and deconstructed possibilities within the cyberspace which evoke behaviors outside that context. Politics, economy, culture, music, sports and many other subjects are broadcast from that networked universe. Thus, questions about gender relations also pervade the universe and currently earn the highlights. In the face of political, economic and socio-cultural changes that are taking place in contemporary society becomes relevant the practice of reflexive and dialogic actions inside and outside of school. In this perspective, this paper seeks to enable reflections as those produced gender binaries and played on Facebook, allowing problematizations as the importance and scope of this social network to mobilizations and reflections as gender norms established in our society. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33159 |
Fecha del documento: | 2-abr-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mayra Reis_Versão Final2.pdf | 777.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.