Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Erika Lourençopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333855493250078pt_BR
dc.contributor.referee1Deborah Rosária Barbosapt_BR
dc.creatorElizabeth Junqueira Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T14:55:32Z-
dc.date.available2020-04-08T14:55:32Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33163-
dc.description.resumoA inclusão de alunos com deficiência está cada vez mais presente nas escolas brasileiras, no entanto, as escolas precisam se adequar tanto estruturalmente, quanto nos seus recursos humanos, para atender e acompanhar melhor esses alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi propor reflexões sobre a prática dos Auxiliares de Apoio ao Educando e contribuir para que eles, juntamente com os professores se sintam como agentes mediadores nos processos de aprendizagem da criança com deficiência. Para tanto, foi realizado um questionário com esses profissionais, o qual identificou a necessidade de realização de oficinas, rodas de conversa e formações, com o intuito de possibilitar a troca de experiência e a construção de conhecimento, uma vez que a formação continuada tem papel fundamental na prática inclusiva. O plano de ação foi realizado em quatro encontros com os auxiliares de apoio ao educando. Esses encontros ocorreram na própria escola e foram divididos em rodas de conversa e atividades de formação. Concluiu-se após a avaliação do referido plano de ação que a parceria entre o auxiliar e o professor é fundamental para que a inclusão realmente aconteça e que esses encontros devem continuar acontecendo nos próximos anos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuxiliar de apoio ao educandopt_BR
dc.subjectFormaçõespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.subject.otherPessoal - Treinamentopt_BR
dc.titleO auxiliar de apoio ao educando na inclusão da criança com deficiênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- completo revisado.pdfTCC - ELIZABETH JUNQUEIRA SANTOS / LASEB/ UFMG / EDUCAÇÃO INCLUSIVA877.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.