Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33164
Type: Monografia (especialização)
Title: Homofobia : um desafio para a educação
Authors: Maria de Fátima Teixeira de Carvalho
First Advisor: Ilana Mountian
First Referee: Leonardo Rocha
Second Referee: Cláudio Eduardo Resende Alves
Abstract: O objetivo deste trabalho foi pesquisar e analisar em uma escola do município de Araçuaí questões relacionadas à sexualidade, homofobia, transfobia, preconceito e discriminação. E a partir do resultado elaborar um projeto de intervenção, com atividades para trabalhar com alunos e professores, com o intuito de combater o preconceito e homofobia na escola. A primeira parte refere-se a um breve relato sobre homofobia e transfobia no ambiente escolar e a vulnerabilidade da população LGBTT de Araçuaí, na escola, família e sociedade em geral. As políticas públicas afirmativas implantadas com o objetivo de garantir a cidadania e direitos humanos, incentivando o respeito à diversidade de gênero. A segunda parte refere-se à analise dos dados, as ações que foram trabalhadas com os alunos com o intuito de promover mudança de comportamento em relação aos colegas LGBTT, evitando assim práticas homofóbicas de desigualdade de gênero.
Abstract: The objective of this study was to investigate and analyze in a school in the municipality of Araçuaí issues related to sexuality, homophobia, transphobia, prejudice and discrimination. And from the results develop an intervention project, with activities to work with students and teachers, in order to combat prejudice and homophobia in school. The first part refers to a brief report on homophobia and transphobia in the school environment and the vulnerability of LGBTT of Araçuaí population, school, family and society in general. Affirmative public policies implemented in order to ensure citizenship and human rights, encouraging respect for diversity of gender. The second part refers to the analysis of the data, the actions that have worked with the students in order to promote behavior change in relation to the LGBTT colleagues, thus avoiding practices of gender inequality homophobic.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33164
Issue Date: 30-May-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Final.pdf890.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.