Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33179
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Amana Rocha Mattos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5910140242812764 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Thiago Coacci | pt_BR |
dc.creator | Lidiane Cristine Dutra de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T15:21:30Z | - |
dc.date.available | 2020-04-08T15:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33179 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva discutir as práticas homofóbicas no ambiente escolar por meio da atuação dos educadores, contra alunos e alunas que não apresentam vivência sexual condizente com a heteronormatividade. Buscou-se compreender o conceito de sexualidades e suas manifestações na vida do indivíduo, abordando-se a heteronormatividade como um padrão que interfere nas especificidades dos sujeitos; discutiu-se a importância da escola na formação dos sujeitos e sua influência na regulação social e, por fim, pensou-se na escola como possível espaço para se trabalhar o respeito às diferentes formas de experiências sexuais. Optou-se na pesquisa por uma abordagem qualitativa adotando-se o procedimento de revisão bibliográfica de material teórico como livros, artigos, publicações, dentre outros para observar como outros autores, por meio de experiências empíricas, compreendem a temática. Os resultados mostram que por meio de suas práticas e do silenciamento a escola exerce, sim, atuação homofóbica contra alunos e alunas que não seguem um padrão heteronormativo, utilizando-se de um padrão heterossexual oculto nos valores presentes, por exemplo, no currículo escolar, nos materiais didáticos, no planejamento de atividades e na linguagem. Destacou-se ainda que a diversidade e a diferença devem ser reconhecidas visando a interação entre os (as) alunos (as)por meio das diferenças permitindo compartilhar as diferentes realidades. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Heteronormatividade | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Sexual | pt_BR |
dc.title | Sexualidade e heteronormatividade na escola: pensando práticas homofóbicas de educadores contra alunos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC GDE.pdf | 643.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.