Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cássia Reis Donatopt_BR
dc.creatorJhonatan dos Santos Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9705390633181377pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T10:45:04Z-
dc.date.available2020-04-09T10:45:04Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33185-
dc.description.abstractThis work aims to develop an analysis of the racial dynamics in the educational process of students of the Maroons Capoeirão community / Itabira.MG considering the challenging factors of ensuring the right to an inclusive and emancipatory education, and analyze the factors that characterize educational development of members of the Capoeirãocommunity , seeking to understand how the racial question, the success and school failure are related to the dynamics of education adopted. Identifying also from reports from former students , teachers and parents , as members of the quilombo of Capoeirão / Itabira . MG experience the process of schooling , approaching school reality and understanding in the school that serves the quilombo community actions are developed , educational intervention projects connected to the assumptions of Law 10.639 / 03 .pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo desenvolver uma análise das dinâmicas raciais no processo de escolarização dos educandos quilombolas da comunidade do Capoeirão/ Itabira.MG levando em consideração os fatores desafiadores da efetivação do direito à uma educação inclusiva e emancipatória, além de analisar os fatores que caracterizam a inserção educacional dos membros da comunidade do Capoeirão, buscando compreender como a questão racial, o sucesso e insucesso escolar se relacionam à dinâmica de educação escolar adotada. Identificando também a partir de relatos dos alunos egressos, docentes e pais, como os membros da comunidade quilombola do Capoeirão/Itabira. MG vivenciam o processo de escolarização, aproximando da realidade escolar e compreendendo se na escola que atende a comunidade quilombola são desenvolvidas ações, projetos de intervenção pedagógica conectados aos pressupostos da LEI 10.639/03.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectInclusão quilombolapt_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titlePanorama situacional da realidade escolar da Comunidade Quilombola do Capoeirão (Itabira-MG) : desafios de uma educação inclusiva e emancipatóriapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.