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http://hdl.handle.net/1843/33198
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Deborah Rosária Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6594669423995490 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Paulo Silva | pt_BR |
dc.creator | Gilberto Miranda Júnior | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-09T11:15:27Z | - |
dc.date.available | 2020-04-09T11:15:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33198 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho teve como objetivo investigar nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Orientações Complementares aos PCNs para o Ensino Médio, como aparece a temática de Gênero e sexualidade no conteúdo de Biologia, especialmente na disciplina de Genética. Como metodologia utilizou-se o levantamento bibliográfico que foi analisado a luz da análise de conteúdo. Observa-se que se utiliza muito o livro didático do Ensino Médio e a internet como principais fontes consultadas na elaboração do programa e das aulas de Genética, pela maior parte dos professores, enquanto um pequeno número afirma utilizar-se das propostas dos PCNs do Ensino Médio. No ensino de Biologia se trabalha muito os temas evolução e citologia e ainda é insipiente discutir Genética e os conteúdos de Gênero e sexualidade a partir de uma visão ampliada e contemporânea. Dentre os temas gerais sugeridos pelos PCNs e Orientações Complementares aos PCNs para abordagem durante as aulas de Genética, a ética e as alterações ambientais representam os assuntos mais sugeridos de serem trabalhados. É interessante observar o contraste entre a ênfase dada ao tema alterações ambiental e a baixa associação com o tema ecologia em Genética. Nos temas relativos à atualidade em Genética o que se percebe é uma maior valorização na indicação pelos PCNs e Orientações Complementares aos PCNs do ensino dos processos como clonagem, utilização de células-tronco e transgenia, os quais são amplamente divulgados na mídia, em detrimento das técnicas de diagnóstico molecular, da discussão de Gênero, Diversidade e Sexualidade. Entre as atividades didáticas propostas pelos PCNs para aulas da disciplina estudada sugerem-se trabalhos com jornais e revistas, testes vestibulares e trabalhos em grupo. Os resultados desse trabalho sugerem que a maior parte dos conteúdos estudados em sala de aula não possui um bom nível de atualização em relação a temas atuais em genética, sendo a internet as formas mais buscadas para se atualizarem e que a maior parte dos professores do ensino médio não seguem as propostas dos PCNEM e PCN+ relacionadas ao ensino de genética/gênero, embora algumas de suas práticas pedagógicas estejam de acordo com sugestões apresentadas em alguns documentos pesquisados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino secundário | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.title | Gênero e o ensino de genética na biologia : um estudo introdutório | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
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