Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33265
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Literatura na Educação Infantil: a contação de histórias em turmas de crianças de quatro anos |
Authors: | Vanessa Oliveira Soares Damasceno |
First Advisor: | Carlos Augusto Novais |
First Referee: | Viviane de Cássia Maia Trindade |
Abstract: | Este trabalho investiga as práticas literárias desenvolvidas em turmas de crianças de quatro anos de uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de Belo Horizonte, comparando-as com o que está proposto nos documentos oficiais, tais como a BNCC, o RCNEI (1998), Belo Horizonte – Avaliação na Educação Infantil (2016) e alguns volumes da Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil (BRASIL, 2016). Propõe-se, ainda, um diálogo com o que diz Reyes (2017) sobre a importância de se trabalhar literatura na infância. Teve como objetivo geral verificar se as práticas da instituição estão cumprindo suas finalidades, potencializando o uso da literatura infantil, ou se elas precisam ser ressignificadas. Pesquisas apontam que, em muitas ocasiões, a literatura tem permeado o espaço da infância, ora como pretexto para ensinar algo, ora para apenas preencher um tempo vazio da rotina da sala de aula, afastando-se de sua natureza estético-literária. Os procedimentos adotados para a pesquisa envolveram o acompanhamento do planejamento das professoras das turmas de quatro anos da instituição pesquisada, aplicação de questionário às professoras e descrição comentada das práticas das professoras em cinco turmas de crianças de quatro anos. Os resultados revelam que, apesar das docentes responderem de acordo com o referencial estudado sobre a importância da literatura e apresentarem coerência ao responder sobre os tipos de atividades propostas pelos referenciais, em algumas práticas a literatura vem sendo reduzida a atividades que limitam sua função, como apenas ensinar um conteúdo curricular, memorizar o alfabeto, desenvolver a coordenação motora, ou muitas vezes através da contação unilateral de histórias, sem dar voz às crianças, não permitindo que elas se apresentem como leitoras. |
Subject: | Educação de crianças Planejamento educacional Práticas literárias Literatura infantojuvenil Leitura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33265 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC versão final REPOSITÓRIO.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License