Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33265
Type: Monografia (especialização)
Title: Literatura na Educação Infantil: a contação de histórias em turmas de crianças de quatro anos
Authors: Vanessa Oliveira Soares Damasceno
First Advisor: Carlos Augusto Novais
First Referee: Viviane de Cássia Maia Trindade
Abstract: Este trabalho investiga as práticas literárias desenvolvidas em turmas de crianças de quatro anos de uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de Belo Horizonte, comparando-as com o que está proposto nos documentos oficiais, tais como a BNCC, o RCNEI (1998), Belo Horizonte – Avaliação na Educação Infantil (2016) e alguns volumes da Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil (BRASIL, 2016). Propõe-se, ainda, um diálogo com o que diz Reyes (2017) sobre a importância de se trabalhar literatura na infância. Teve como objetivo geral verificar se as práticas da instituição estão cumprindo suas finalidades, potencializando o uso da literatura infantil, ou se elas precisam ser ressignificadas. Pesquisas apontam que, em muitas ocasiões, a literatura tem permeado o espaço da infância, ora como pretexto para ensinar algo, ora para apenas preencher um tempo vazio da rotina da sala de aula, afastando-se de sua natureza estético-literária. Os procedimentos adotados para a pesquisa envolveram o acompanhamento do planejamento das professoras das turmas de quatro anos da instituição pesquisada, aplicação de questionário às professoras e descrição comentada das práticas das professoras em cinco turmas de crianças de quatro anos. Os resultados revelam que, apesar das docentes responderem de acordo com o referencial estudado sobre a importância da literatura e apresentarem coerência ao responder sobre os tipos de atividades propostas pelos referenciais, em algumas práticas a literatura vem sendo reduzida a atividades que limitam sua função, como apenas ensinar um conteúdo curricular, memorizar o alfabeto, desenvolver a coordenação motora, ou muitas vezes através da contação unilateral de histórias, sem dar voz às crianças, não permitindo que elas se apresentem como leitoras.
Subject: Educação de crianças
Planejamento educacional
Práticas literárias
Literatura infantojuvenil
Leitura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33265
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final REPOSITÓRIO.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons