Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33268
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Um estudo no ensino fundamental sobre as relações tecidas por estudantes no contexto escolar |
Authors: | Gisele Márcia de Oliveira |
First Advisor: | Daniellle Alves Martins |
First Referee: | André Augusto Deodato |
Second Referee: | Luciana Pereira de Sousa |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma análise das relações que os estudantes de uma escola da Rede Municipal de educação de Belo Horizonte estabelecem com o ambiente escolar. O tema da pesquisa surgiu a partir das observações da pesquisadora do próprio ambiente escolar e da hipótese de que os estudantes não se identificavam com este espaço. Mais especificamente, a pesquisa buscou investigar quais elementos favorecem uma relação positiva com a escola, quais proporcionam uma relação negativa e também buscou compreender como se dá a relação com o saber. Para tanto, foram aplicados questionários, além de uma roda de conversa, produção de textos escritos e desenhos, como forma dos estudantes expressarem seus pontos de vista a respeito de alguns aspectos da escola. De forma geral, os dados apontaram que os alunos estabelecem com o ambiente escolar uma relação positiva, e o elemento mais marcante nessa relação e a socialização, o estar com o outro. Além de apontarem de forma consciente ou não a importância da escola para o futuro de cada um deles. |
Abstract: | The following project presents an analysis of the relationship students from the municipal school system of Belo Horizonte establish with their school environment. This research topic arose from the observations of researchers of this same school environment and from the hypothesis that students do not identify with this environment. More specifically, this research investigates what elements favor a positive relationship with school, what elements lead to a negative relationship, and this study searched for how this relationship forms. For this reason, questionnaires were given, conversations were recorded, and texts, writings and drawings were collected as a way for the students to express their point of view in relation to aspects of school. In general, the data pointed out that students establish a positive relationship with their own school environment, and the most impactful element in this relationship and socialization was being together. In addition, students, consciously or not, indicated the importance of school to each of their own futures. |
Subject: | Educação Aprendizagem Alunos Escolas Ambiente escolar |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33268 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gisele_CPE_LASEB2019 .pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.