Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33295
Type: Monografia (especialização)
Title: Formação continuada em serviço das professoras da EMEI Henfil: Qualificando o espaço existente com uma proposta de formação colaborativa
Authors: Marcela Moreira dos Santos Géa
First Advisor: Danielle Alves Martins
First Referee: André Augusto Deodato
Second Referee: Luciana Pereira de Sousa
Abstract: O presente estudo, desenvolvido no âmbito do curso de Especialização do programa de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em docência na Educação Básica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma pesquisa qualitativa que busca analisar e descrever a organização do TRIO, nome dado ao grupo de formação em serviço existente na Escola Municipal de Educação Infantil Henfil (EMEI Henfil), de Belo Horizonte. Para tanto, na pesquisa, tentarei buscar elementos que esclareçam como a Escola Municipal de Educação Infantil Henfil estabeleceu esse espaço de formação em serviço como proposta pedagógica, bem como as estratégias utilizadas para consolidação desse espaço de formação. A partir da definição de um plano de ação, por meio do uso da análise documental da proposta de formação continuada em serviço de professores da EMEI Henfil; conversas informais com professores que estão na EMEI desde sua fundação; observação-participante dos encontros; anotações no caderno de campo e aplicação de questionário, configurou-se uma estratégia para o estudo da proposta de formação continuada em serviço e colaborativa, tornando possível a análise e a discussão das concepções de formação continuada em serviço que as docentes da EMEI Henfil possuíam, bem como dos impactos de uma formação que parte das reflexões de práticas concretas e das interações com seus pares dentro da Escola. Por meio do desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar que os professores da EMEI Henfil valorizam momentos de formação. No entanto, constatamos que a maioria das docentes considera como possibilidade de formação apenas os encontros com assessores externos. Dessa forma, pretendemos ressignificar o espaço de formação existente na EMEI Henfil, tornando-o um espaço de formação em serviço e colaborativo em que é oportunizado aos professores o diálogo, a interação, a discussão das suas práticas pedagógicas e troca de experiências. Portanto, espaço privilegiado de produção do conhecimento, no qual teoria e prática integram-se, num processo dialético de reflexão.
Subject: Escolas - Organização e administração
Professores - Formação
Escolas - Administração de pessoal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33295
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcela_CPE_LASEB2019.pdf494.55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons