Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33295
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Formação continuada em serviço das professoras da EMEI Henfil: Qualificando o espaço existente com uma proposta de formação colaborativa
Autor(es): Marcela Moreira dos Santos Géa
Primeiro Orientador: Danielle Alves Martins
Primeiro membro da banca : André Augusto Deodato
Segundo membro da banca: Luciana Pereira de Sousa
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no âmbito do curso de Especialização do programa de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em docência na Educação Básica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma pesquisa qualitativa que busca analisar e descrever a organização do TRIO, nome dado ao grupo de formação em serviço existente na Escola Municipal de Educação Infantil Henfil (EMEI Henfil), de Belo Horizonte. Para tanto, na pesquisa, tentarei buscar elementos que esclareçam como a Escola Municipal de Educação Infantil Henfil estabeleceu esse espaço de formação em serviço como proposta pedagógica, bem como as estratégias utilizadas para consolidação desse espaço de formação. A partir da definição de um plano de ação, por meio do uso da análise documental da proposta de formação continuada em serviço de professores da EMEI Henfil; conversas informais com professores que estão na EMEI desde sua fundação; observação-participante dos encontros; anotações no caderno de campo e aplicação de questionário, configurou-se uma estratégia para o estudo da proposta de formação continuada em serviço e colaborativa, tornando possível a análise e a discussão das concepções de formação continuada em serviço que as docentes da EMEI Henfil possuíam, bem como dos impactos de uma formação que parte das reflexões de práticas concretas e das interações com seus pares dentro da Escola. Por meio do desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar que os professores da EMEI Henfil valorizam momentos de formação. No entanto, constatamos que a maioria das docentes considera como possibilidade de formação apenas os encontros com assessores externos. Dessa forma, pretendemos ressignificar o espaço de formação existente na EMEI Henfil, tornando-o um espaço de formação em serviço e colaborativo em que é oportunizado aos professores o diálogo, a interação, a discussão das suas práticas pedagógicas e troca de experiências. Portanto, espaço privilegiado de produção do conhecimento, no qual teoria e prática integram-se, num processo dialético de reflexão.
Assunto: Escolas - Organização e administração
Professores - Formação
Escolas - Administração de pessoal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33295
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela_CPE_LASEB2019.pdf494.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons