Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33295
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Danielle Alves Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616192526557663pt_BR
dc.contributor.referee1André Augusto Deodatopt_BR
dc.contributor.referee2Luciana Pereira de Sousapt_BR
dc.creatorMarcela Moreira dos Santos Géapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-16T20:57:36Z-
dc.date.available2020-04-16T20:57:36Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33295-
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no âmbito do curso de Especialização do programa de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em docência na Educação Básica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma pesquisa qualitativa que busca analisar e descrever a organização do TRIO, nome dado ao grupo de formação em serviço existente na Escola Municipal de Educação Infantil Henfil (EMEI Henfil), de Belo Horizonte. Para tanto, na pesquisa, tentarei buscar elementos que esclareçam como a Escola Municipal de Educação Infantil Henfil estabeleceu esse espaço de formação em serviço como proposta pedagógica, bem como as estratégias utilizadas para consolidação desse espaço de formação. A partir da definição de um plano de ação, por meio do uso da análise documental da proposta de formação continuada em serviço de professores da EMEI Henfil; conversas informais com professores que estão na EMEI desde sua fundação; observação-participante dos encontros; anotações no caderno de campo e aplicação de questionário, configurou-se uma estratégia para o estudo da proposta de formação continuada em serviço e colaborativa, tornando possível a análise e a discussão das concepções de formação continuada em serviço que as docentes da EMEI Henfil possuíam, bem como dos impactos de uma formação que parte das reflexões de práticas concretas e das interações com seus pares dentro da Escola. Por meio do desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar que os professores da EMEI Henfil valorizam momentos de formação. No entanto, constatamos que a maioria das docentes considera como possibilidade de formação apenas os encontros com assessores externos. Dessa forma, pretendemos ressignificar o espaço de formação existente na EMEI Henfil, tornando-o um espaço de formação em serviço e colaborativo em que é oportunizado aos professores o diálogo, a interação, a discussão das suas práticas pedagógicas e troca de experiências. Portanto, espaço privilegiado de produção do conhecimento, no qual teoria e prática integram-se, num processo dialético de reflexão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectFormação colaborativapt_BR
dc.subjectEMEI Henfilpt_BR
dc.subject.otherEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas - Administração de pessoalpt_BR
dc.titleFormação continuada em serviço das professoras da EMEI Henfil: Qualificando o espaço existente com uma proposta de formação colaborativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcela_CPE_LASEB2019.pdf494.55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons