Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33297
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Célio da Silveira Júnior | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3545666676784072 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tatiana Kristini Agostinho Munayer | pt_BR |
dc.creator | Daniela Benevenuto Aguiar Andrade | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2126823504270837 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T21:09:40Z | - |
dc.date.available | 2020-04-16T21:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33297 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a análise da elaboração e desenvolvimento de uma sequência de aulas realizada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a temática “Química dos Sabões”. Foi realizado em uma escola estadual, no município de Betim, MG, e contou com a participação dos educandos de uma turma de 3º ano do ensino médio. O objetivo da proposta foi o de contribuir para a construção do conhecimento pelos estudantes, ao envolvê-los na discussão de questões socio-científicas relacionadas à reutilização e ao descarte do óleo de cozinha e dos conhecimentos químicos envolvidos na temática, como a produção de sabão. Para a apuração de indícios de que essa contribuição se deu, a pesquisa contou com a análise de respostas a questionários, e com o registro de observações, de diálogos e de reflexões a partir das compreensões dos sujeitos envolvidos. A pesquisa demonstrou que é possível e desejável que se trabalhe dentro da sala de aula com temas que possibilitam a ampliação dos conhecimentos e que promovam uma aprendizagem relevante para os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Abordagem socio-científica | pt_BR |
dc.subject | Química dos sabões | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Sabão | pt_BR |
dc.subject.other | Química | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | A produção de sabão na educação de jovens e adultos: uma abordagem socio-científica para o ensino e aprendizagem da química | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DanielaBenevenutoArtigoFinal (1).pdf | 890.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.