Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Célio da Silveira Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3545666676784072pt_BR
dc.contributor.referee1Tatiana Kristini Agostinho Munayerpt_BR
dc.creatorDaniela Benevenuto Aguiar Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2126823504270837pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-16T21:09:40Z-
dc.date.available2020-04-16T21:09:40Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33297-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise da elaboração e desenvolvimento de uma sequência de aulas realizada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a temática “Química dos Sabões”. Foi realizado em uma escola estadual, no município de Betim, MG, e contou com a participação dos educandos de uma turma de 3º ano do ensino médio. O objetivo da proposta foi o de contribuir para a construção do conhecimento pelos estudantes, ao envolvê-los na discussão de questões socio-científicas relacionadas à reutilização e ao descarte do óleo de cozinha e dos conhecimentos químicos envolvidos na temática, como a produção de sabão. Para a apuração de indícios de que essa contribuição se deu, a pesquisa contou com a análise de respostas a questionários, e com o registro de observações, de diálogos e de reflexões a partir das compreensões dos sujeitos envolvidos. A pesquisa demonstrou que é possível e desejável que se trabalhe dentro da sala de aula com temas que possibilitam a ampliação dos conhecimentos e que promovam uma aprendizagem relevante para os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAbordagem socio-científicapt_BR
dc.subjectQuímica dos sabõespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherSabãopt_BR
dc.subject.otherQuímicapt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleA produção de sabão na educação de jovens e adultos: uma abordagem socio-científica para o ensino e aprendizagem da químicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanielaBenevenutoArtigoFinal (1).pdf890.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.