Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33315
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1636475181654285 | pt_BR |
dc.creator | Cristiane da Silva Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-27T18:27:13Z | - |
dc.date.available | 2020-04-27T18:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33315 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou pesquisar se a abordagem investigativa no ensino de ciências promoveria a motivação dos alunos para aprender conceitos de fotossíntese através da satisfação das necessidades básicas de autonomia, competência e pertencimento, que segundo a Teoria da Autodeterminação, é o fator essencial para a motivação do sujeito. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo pesquisa ação. Os resultados obtidos nos fornecem indícios acerca da importância do levantamento das concepções prévias dos alunos e da utilização de abordagens inovadoras que promovam um contexto que favoreça a motivação dos alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.subject | Fotossíntese | pt_BR |
dc.subject | Motivação extrínseca | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Fotossíntese | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.title | A abordagem investigativa do ensino de ciências como promotora da motivação para a aprendizagem de conceitos de fotossíntese | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo 01-03-20.pdf | 826.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.