Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sérgio Geraldo Torquato de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1636475181654285pt_BR
dc.creatorCristiane da Silva Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T18:27:13Z-
dc.date.available2020-04-27T18:27:13Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33315-
dc.description.resumoEste trabalho buscou pesquisar se a abordagem investigativa no ensino de ciências promoveria a motivação dos alunos para aprender conceitos de fotossíntese através da satisfação das necessidades básicas de autonomia, competência e pertencimento, que segundo a Teoria da Autodeterminação, é o fator essencial para a motivação do sujeito. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo pesquisa ação. Os resultados obtidos nos fornecem indícios acerca da importância do levantamento das concepções prévias dos alunos e da utilização de abordagens inovadoras que promovam um contexto que favoreça a motivação dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectMotivação extrínsecapt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFotossíntesept_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleA abordagem investigativa do ensino de ciências como promotora da motivação para a aprendizagem de conceitos de fotossíntesept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo 01-03-20.pdf826.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.