Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cláudia de Assispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4865743376565106pt_BR
dc.contributor.referee1Cristina Rolim Wolffenbüttelpt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Edson Cardoso Filhopt_BR
dc.contributor.referee3Arnon Sávio Reis de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Flavio Terrigno Barbeitaspt_BR
dc.creatorKênia Simone Wernerpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5493714578963674pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T19:11:15Z-
dc.date.available2020-04-27T19:11:15Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33316-
dc.description.abstractThis thesis tells the trajectory of Orpheão Rio Grandense, a singing society created in 1930 that,for twenty-two years,had an active participation in the cultural life of Porto Alegre. It staged operas, promoted concerts and lead some daring initiatives, like the creation of an orchestra, a magazine and a lyric school. The objective of this work is to identify the musical and social universe of Orpheão Rio Grandense through its practices in the environments where it acted. For that, it will be analysed how this institution and its practices inserted themselves in the scenery of Porto Alegre and what circumstances and factors sustained its tewnty-two years of existence and caused its decadence. The data were collected essentially from periodicals of that time, such as Correio do Povo newspaper, which disclosure of events and critics published in it were essential for the unveiling of the story. Due to its peculiarities and variation of activities, several authors are reffered, giving spotlight to Haward Becker and the concept of "Art Worlds", being the activities of Orpheão analysed as collective actions.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese conta a trajetória do Orpheão Rio Grandense, uma sociedade de canto criada em 1930 e que, por vinte e dois anos participou ativamente da vida cultural de Porto Alegre. Encenou óperas, promoveu concertos, e tomou a frente em iniciativas ousadas como a criação de uma orquestra, de uma revista e de uma escola lírica. O objetivo deste trabalho é identificar o universo musical e social do Orpheão Rio Grandense através de suas práticas nos ambientes por onde atuava. Para isso, será analisado como essa instituição e suas práticas inseriram-se no cenário porto-alegrense, quais circunstâncias e fatores sustentaram seus vinte e dois anos de existência e quais provocaram a sua decadência. Os dados foram coletados essencialmente a partir de periódicos da época, destacando-se o Jornal Correio do Povo, cuja divulgação dos eventos e críticas nele publicadas foram essenciais para o desvelamento desta história. Por suas peculiaridades e variação de atividades, diversos autores são referidos, merecendo destaque Haward Becker e o conceito de “Mundos da Arte”, sendo as atividades do Orpheão analisadas como ações coletivas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrpheão Rio Grandensept_BR
dc.subjectSociedade de cantopt_BR
dc.subjectCantores amadorespt_BR
dc.subjectTemporadas líricas em Porto Alegrept_BR
dc.subject.otherMúsica - Sociedades, etc.pt_BR
dc.subject.otherCoros (Sociedades) - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subject.otherMúsica - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleOrpheão Rio Grandense (1930-1952): vinte e dois anos na vida cultural de Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese versao final pdf.pdf5.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.