Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Célio Silveira Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3545666676784072pt_BR
dc.creatorNatália Imaculada Silva Cantonpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T19:39:59Z-
dc.date.available2020-04-27T19:39:59Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33317-
dc.description.resumoA geometria molecular é uma das matérias lecionadas no 1º ano do Ensino Médio de grande importância para o Ensino de Química. Ao longo de minha carreira como docente foi possível perceber uma dificuldade significativa na maioria dos alunos em compreender esse assunto. Por isso, o principal objetivo do presente estudo foi ensinar o conteúdo de geometria molecular de uma forma mais dinâmica e agradável, através da construção de modelos que foram elaborados pelos próprios alunos. Com a utilização desses modelos concretos representacionais, obtiveram-se indícios de um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem. Através da sequência de aulas também foi possível perceber que as diferentes representações semióticas utilizadas contribuíram de forma positiva para os diferentes estudantes da turma, que aprendem também de formas diferentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectGeometria molecularpt_BR
dc.subject.otherQuímica -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherModelos químicos -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMoléculas -- Modelos -- Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA construção de modelos representacionais como proposta didática para facilitar o aprendizado de geometria molecular na disciplina de Química para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Natália Canton.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.