Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33402
Type: Dissertação
Title: O letramento escolar na dinâmica das práticas de leitura e de escrita em uma sala de aula do 3º ano do 1º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte
Authors: Viviane Maria Quintiliano Vianna
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Gilcinei Teodoro Carvalho
Second Referee: Sara Mourão Monteiro
Third Referee: Daniela Perri Bandeira
Abstract: Os temas leitura, escrita, alfabetização e letramento são constantes nas pautas educacionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Entretanto, observamos que há ainda muitos desafios para que possamos ter todas as crianças ao final do 3º ano do 1º Ciclo (objetivo estabelecido pelos sistemas federal, estadual e municipal de ensino) com as competências mínimas, definidas no currículo, relacionadas à leitura e à escrita. Nessa direção, é que este trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica das práticas de leitura e de escrita vivenciadas em uma turma do 3º ano do 1º Ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte e sua relação com os pressupostos teóricos da alfabetização, na perspectiva do letramento. Os objetivos específicos foram definidos pensando em investigar as relações estabelecidas entre leitura e escrita no trabalho pedagógico do professor; bem como naquelas estabelecidas pelos alunos dentro e fora do contexto escolar. Buscamos com a revisão de literatura tratar temas que pudessem embasar as análises a serem realizadas posteriormente. Os assuntos escolhidos tratam questões referentes às relações estabelecidas entre escolarização e alfabetização; alfabetização e letramento; letramento e leitura; letramento, escrita e oralidade; texto, leitura e escrita. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de março a setembro de 2018 e contou com a nossa presença em sala de aula através da observação participante. Com a análise de notas de campo, vídeos, fotografias, entrevistas e análise documental, procuramos tratar os dados coletados à luz da revisão de literatura levantada e outros referenciais teóricos consultados. As conclusões apontam que a professora, em seu trabalho com a leitura e com a escrita, é capaz de relacionar sua prática aos pressupostos teóricos da alfabetização e do letramento, redimensionando o planejamento realizado, sempre que necessário. Quanto aos alunos e sua relação com a leitura e com a escrita, os resultados mostram que o interesse ou não em realizar as atividades propostas pela professora tem relação com o nível de dificuldade encontrada ao compreender a tarefa solicitada e que o apoio e incentivo dos pais ou responsáveis, quanto à realização do Para Casa, bem como quanto ao desenvolvimento de atitudes favoráveis à leitura, são fatores positivos no processo de aprendizagem da língua escrita pela criança.
Abstract: Reading, writing and literacy are constant subjects in the educational guidelines of the Municipal Education Network of Belo Horizonte. However, we note that there are still many gaps to be filled so that all the children can be reached at the end of the 3rd year of the 1st Cycle (goal established by the federal, state and municipal teaching systems) with the minimum competences, defined in the curriculum, related to reading and writing. In this direction, it is that this work has a general objective to analyze the dynamics of reading and writing practices lived in a class of the 3rd year of the 1st Cycle of the Municipal Network of Belo Horizonte and its relation with the theoretical presuppositions of literacy. The specific objectives were defined thinking of investigating the relations established between reading and writing and the teacher in his pedagogical work; as well as those established by students within and outside the school context. We searched through the literature review to discuss topics that could support the analyzes to be carried out later. The subjects chosen deal with issues related to the relationships established between schooling and literacy; literacy and reading; literacy, writing and orality; text, reading and writing. The field research took place between the months of March and September of 2018 and counted on our presence in the classroom through participant observation. Through the analysis of field notes, videos, photographs, interviews and documentary analysis, we try to treat the data collected in the light of literature review and other theoretical references consulted. The conclusions indicate that the teacher in her work with reading and writing can relate her practice to the theoretical presuppositions of literacy, resizing the planning done, whenever necessary. As for students and their relationship with reading and writing, the results show that the interest or not in carrying out the activities proposed by the teacher is related to the level of difficulty encountered in performing the requested task and that the parents, or responsible ones, support and encouragement regarding the accomplishment of the homework, as well as to the development of attitudes favorable to reading, are positive factors in the process of learning the language written by the child.
Subject: Letramento
Alfabetização
Educação de crianças
Avaliação educacional
Leitura -- Avaliação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33402
Issue Date: 28-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação com folha de aprovação.pdfDissertação Viviane1.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons