Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula da Silva Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006524391492917pt_BR
dc.contributor.referee1Welessandra Aparecida Benficapt_BR
dc.creatorDoralice Pompilio Vieira dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T13:05:17Z-
dc.date.available2020-05-13T13:05:17Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33434-
dc.description.resumoO presente trabalho pretendeu compreender a importância dos jogos como recurso pedagógico na alfabetização e letramento de alunos da educação infantil. Procurou entender, também, como, por meio da interação e do trabalho com o nome próprio, a criança aprende e apreende os conhecimentos adquiridos em momentos em que o lúdico é apresentado como suporte para isso. Para tanto, teve como referências teóricas de apoio, Soares (2010); Morais (2012), Vygotsky (2007), Brandão e Leal (2011). Metodologicamente, optou-se pela pesquisa-ação, método em que o pesquisador é, também, sujeito do processo, uma vez que observa e analisa a sua própria prática. O procedimento adotado foi a aplicação de um plano de ação durante o segundo semestre de 2019 em uma turma de 4/5 anos de uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) do município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Dentre os principais resultados observou que a interação da criança com seus pares no contexto escolar, em que utilizou uma didática que possibilitasse a criança aprender e apreender o mundo a sua volta, permitindo-o um aprendizado prazeroso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherInteraçãopt_BR
dc.subject.otherJogos pedagógicospt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.titleJogos pedagógicos na educação infantil: o trabalho com o nome própriopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Doralice Pompilio Vieira dos Santos.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.