Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33434
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6006524391492917 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Welessandra Aparecida Benfica | pt_BR |
dc.creator | Doralice Pompilio Vieira dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T13:05:17Z | - |
dc.date.available | 2020-05-13T13:05:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33434 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretendeu compreender a importância dos jogos como recurso pedagógico na alfabetização e letramento de alunos da educação infantil. Procurou entender, também, como, por meio da interação e do trabalho com o nome próprio, a criança aprende e apreende os conhecimentos adquiridos em momentos em que o lúdico é apresentado como suporte para isso. Para tanto, teve como referências teóricas de apoio, Soares (2010); Morais (2012), Vygotsky (2007), Brandão e Leal (2011). Metodologicamente, optou-se pela pesquisa-ação, método em que o pesquisador é, também, sujeito do processo, uma vez que observa e analisa a sua própria prática. O procedimento adotado foi a aplicação de um plano de ação durante o segundo semestre de 2019 em uma turma de 4/5 anos de uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) do município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Dentre os principais resultados observou que a interação da criança com seus pares no contexto escolar, em que utilizou uma didática que possibilitasse a criança aprender e apreender o mundo a sua volta, permitindo-o um aprendizado prazeroso. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Interação | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.title | Jogos pedagógicos na educação infantil: o trabalho com o nome próprio | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Doralice Pompilio Vieira dos Santos.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.