Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33460
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852539257432084pt_BR
dc.contributor.referee1Leila Cristina Barrospt_BR
dc.creatorJuliana Alves Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2077340997013420pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T12:06:23Z-
dc.date.available2020-05-15T12:06:23Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33460-
dc.description.resumoEste trabalho tem origem no Plano de Ação que se orientou para a qualificação do acesso e uso da biblioteca escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos EJA a partir dos pressupostos da alfabetização, letramento e leitura como prática social que se efetiva em momentos de vivência e convivência como preconizado em Britto (2012), Rigoleto e Di Giorgi (2009) e Soares (2017). Objetivou, também, o ensino/aprendizagem da leitura e do leitor de forma parceira, ou seja, integrada à sala de aula para situar, organizar e potencializar o acesso e uso da biblioteca escolar no contínuo movimento aludido por Arena (2009) de ensinar a ler e ensinar a leitura. Constituiu se, ainda, como desafio prático oriundo dos apontamentos da dissertação de mestrado que concluí em 2015, para propor e efetivar uma prática mediativa bibliotecária que seja mais pedagógica e educativa. Os momentos de vivência e convivência foram organizados em 5 distintas rodas de leitura, definidas a partir do plano de aula da professora de português e literatura das 5 turmas de uma escola municipal de Belo Horizonte. Intercaladas com a apuração dos questionários inicial e de avaliação aplicados, bem como com os atendimentos efetuados no intervalo semanal das rodas previamente agendadas, foi possível observar mudanças quanto às possibilidades de acessar e utilizar o espaço da biblioteca escolar. Os participantes, que muito raramente recorriam à biblioteca para a tradicional realização de empréstimos de livros literários ou para visitas esporádicas tutoradas pelo professor, reagiram positivamente à proposta e puderam experienciar uma ação mais qualificada de acesso e uso da biblioteca escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectMediação bibliotecáriapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titleCompartilhado vivências: qualificando o acesso e o uso da biblioteca escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final alt para envio.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons