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http://hdl.handle.net/1843/33460
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852539257432084 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leila Cristina Barros | pt_BR |
dc.creator | Juliana Alves Moreira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2077340997013420 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-15T12:06:23Z | - |
dc.date.available | 2020-05-15T12:06:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33460 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem origem no Plano de Ação que se orientou para a qualificação do acesso e uso da biblioteca escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos EJA a partir dos pressupostos da alfabetização, letramento e leitura como prática social que se efetiva em momentos de vivência e convivência como preconizado em Britto (2012), Rigoleto e Di Giorgi (2009) e Soares (2017). Objetivou, também, o ensino/aprendizagem da leitura e do leitor de forma parceira, ou seja, integrada à sala de aula para situar, organizar e potencializar o acesso e uso da biblioteca escolar no contínuo movimento aludido por Arena (2009) de ensinar a ler e ensinar a leitura. Constituiu se, ainda, como desafio prático oriundo dos apontamentos da dissertação de mestrado que concluí em 2015, para propor e efetivar uma prática mediativa bibliotecária que seja mais pedagógica e educativa. Os momentos de vivência e convivência foram organizados em 5 distintas rodas de leitura, definidas a partir do plano de aula da professora de português e literatura das 5 turmas de uma escola municipal de Belo Horizonte. Intercaladas com a apuração dos questionários inicial e de avaliação aplicados, bem como com os atendimentos efetuados no intervalo semanal das rodas previamente agendadas, foi possível observar mudanças quanto às possibilidades de acessar e utilizar o espaço da biblioteca escolar. Os participantes, que muito raramente recorriam à biblioteca para a tradicional realização de empréstimos de livros literários ou para visitas esporádicas tutoradas pelo professor, reagiram positivamente à proposta e puderam experienciar uma ação mais qualificada de acesso e uso da biblioteca escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Mediação bibliotecária | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Compartilhado vivências: qualificando o acesso e o uso da biblioteca escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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