Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33503
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Estratégias de revisão e reescrita no 2º ano do 1º ciclo em uma perspectiva de produção de texto como processo |
Autor(es): | Rubia Nelí Perdigão Alves |
Primeiro Orientador: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
Primeiro membro da banca : | Valéria Resende Barbosa |
Resumo: | Diante da inquietude e insatisfação promovidas ao devolver ‘redações’ aos estudantes sem possibilitar que refletissem e revisassem seus textos com a intenção de aprimorá-los, surgiu esta proposta de estudo sobre estratégias de revisões textuais. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar se a produção de texto dos estudantes do 2º ano do 1º ciclo se beneficia com a adoção de certas estratégias de revisões textuais e intervenções, a partir da avaliação da versão inicial do texto da própria criança, do colega ou coletiva. Para isso se fez necessário propor a produção de textos significativos e contextualizados nos quais a revisão e a reescrita fizessem parte de uma concepção processual de texto. Foram considerados autores como Fiad (2006), Brandão (2007) e Vieira e Costa Val (2005), para fundamentar a pesquisa. Nessa pesquisa qualitativa, que se caracteriza como pesquisa-ação pelo fato de a professora regente deste 2º ano do 1º ciclo ser também pesquisadora que analisa as diferentes estratégias de revisão textual que foram aplicadas. A intervenção por meio do diálogo entre alunos-escritores e professora-pesquisadora permeou todas as estratégias de revisão e reescrita investigadas. O estudo apontou que houve benefícios na adoção de diferentes estratégias de revisão em produções processuais de textos, os quais podem ser percebidos entre as versões iniciais e finais. |
Assunto: | Educação infantil Crianças - Escrita Revisão de textos Produção de textos Redação Escrita - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33503 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LASEB_RUBIA ALVES_ pós comentários Valéria com ata.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons