Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33607
Tipo: Dissertação
Título: Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
Autor(es): Vanilson Cosme Oliveira Couto
primer Tutor: Carlos Fernando Ferreira Lobo
primer miembro del tribunal : Leandro Cardoso
Segundo miembro del tribunal: Paulo Fernando Braga Carvalho
Tercer miembro del tribunal: Jupira Gomes de Mendonça
Resumen: A presente dissertação abrange investigações acerca de relações entre a acessibilidade promovida pelo sistema de transporte público coletivo rodoviário metropolitano, condições socioeconômicas e a disponibilidade de infraestrutura urbana. Posto que desigualdades de condições de acesso a oportunidades profissionais, de estudos etc. ocasionam exclusão social e acentuam a vulnerabilidade de segmentos populacionais, propõe-se um sistema de indicadores e índices de acessibilidade o qual permita identificar localidades a serem priorizadas no âmbito de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Dispondo de dados do censo demográfico de 2010 e da pesquisa domiciliar de Origem-Destino (OD) de 2012, aplica-se esse sistema de indicadores/índices ao município de Belo Horizonte (BH) e a alguns municípios integrantes do vetor de desenvolvimento regional comumente denominado “Vetor Norte metropolitano”. Como resultado, constatam-se dinâmicas retroalimentadoras nas quais segmentos populacionais socialmente vulneráveis se instalam em localidades insuficientemente providas de infraestrutura urbana e acessibilidade, acentuando demandas por essa infraestrutura e essa acessibilidade. A identificação dessas localidades e a identificação de características do sistema de transporte público coletivo a serem aprimoradas representa contribuições sociais e a discriminação de indicadores/índices de acessibilidade o qual permita mensurar desigualdades, bem como equidades, representa contribuições científicas.
Abstract: This dissertation covers investigations about the relationship between accessibility promoted by the metropolitan public transport system, socioeconomic conditions and the availability of urban infrastructure. Since inequalities in the conditions of access to professional opportunities, studies, etc., lead to social exclusion and accentuate the vulnerability of population segments, a system of accessibility indicators and indices is proposed, which allows the identification of localities to be prioritized by public policies dedicated to suppress poverty and social exclusion. Using data from the 2010 population census and the 2012 Origin-Destination (OD) household survey, this system of indicators/indexes is applied to the municipality of Belo Horizonte (BH) and to some municipalities which composse the regional development vector commonly called “Metropolitan North Vector”. Feedback dynamics are detected, while socially vulnerable population segments settle in locations where urban infrastructure and accessibility are insufficiently provided and accentuate demands for more urban infrastructure and accessibility. The identification of these locations and the identification fo characteristics of the public transport system to be improved represent social contributions and the discrimination of accessibilty indicatos/indexes that allow measuring inequalities, as well equities, representes scientific contributions.
Asunto: Transportes
Transportes coletivos
Equidade
Acessibilidade
Planejamento urbano
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33607
Fecha del documento: 10-feb-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.