Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33656
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Reorganização das práticas integrativas e complementare no cuidado as parturientes no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo
Autor(es): Lana Daisy Costa Silva Torres
Primeiro Orientador: Larissa Tenório Andrade Correia
Resumo: As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são métodos não farmacológicos de cuidado ao paciente utilizando tecnologia leve e de baixo custo para intervir de forma alternativa no tratamento do paciente e visando um cuidado mais humanizado. Aliado ao tratamento terapêutico convencional complementa o cuidado com foco nas queixas e necessidades atuais do paciente. O público alvo deste projeto de intervenção foram os profissionais de Enfermagem Obstétrica que atuam no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM) e como beneficiárias as parturientes, puérperas imediatas e neonatos atendidos pela instituição. O HRCRM é uma unidade de saúde conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) localizado na cidade de Santana do Ipanema no Sertão de Alagoas, assim como em muitas maternidades no Brasil o HRCRM ainda está arraigado a conceito tradicionalista no cuidado durante o trabalho de parto dessa forma buscou-se rever as práticas já aplicadas na instituição e reorganizar as mesmas fortalecendo as PICS no cuidado as parturientes recém-nascidos (RNs). Houve a reorganização das PICS já utilizadas (bola suíça, massageadores e banqueta) como também. Objetivando a sensibilizar os profissionais sobre a importância das PICS; implementação da intervenção musical capacitando os profissionais de Enfermagem Obstétrica para realização da mesma no intraparto; implantação a aromaterapia, escalda pés, sais de banho e às técnicas de respiração associando-as entre si, beneficiando tanto os profissionais como com as parturientes e seus RNs.
Assunto: Terapias complementares
Enfermagem obstétrica
Gestantes
Humanização da assistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33656
Data do documento: 1-Fev-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LANA DAISY COSTA SILVA TORRES - CEEO 2018.pdf290.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.