Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee2Adriane Terezinha Sartoript_BR
dc.creatorGilmar Pereira Batistapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223712564162286pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-17T14:46:51Z-
dc.date.available2020-09-17T14:46:51Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34156-
dc.description.abstractThe present work is an intervention research, of qualitative nature, with a descriptive approach (DAMIANI, 2013) and had as participants the students of the eighth year of a state school in Itabira, Minas Gerais. This research aimed to contribute to the development of linguistic, textual and discursive skills in writing and, by extension, in reading, having as main genre for such development the summary in its hypermodern forms, starting from the understanding that it is first necessary to develop the cognitive summarization process. As theoretical support, we operate with the concepts of verbal interaction by BAKHTIN (1997), retextualization by DELL'ISOLA (2007) and MARCUSCHI (2001), by reading CAFIERO (2013) and SOLÉ (1998), in summary de MACHADO (1989). As an intervention methodology, the application of the teaching project consisted of 22 activities distributed in 3 modules and a final activity, totaling a workload of 27 classes. Considering that the cognitive summarization process is an essential condition for improving writing and reading skills, it must be developed before teaching text production. For such a development, work with the abstract genre was considered as a primordial and consistent possibility in the development of linguistic, textual and discursive abilities. In addition, this genre is based on two distinct and complementary linguistic activities (reading / understanding of the base text and then its retextualization) that enable the progressive development of these skills. This research considers and takes the summary genre as one that has a plastic capacity to originate from any other genre and, in addition, in our hypermodern era this genre has acquired several ramifications, other facets-neo-genres, and circulates in the students' daily lives intensely, like the meme, the news headline, the title, the photos subtitle, the emoji. Also, in order to create an enunciative and metacognitive territory, we present students, at the end of some activities, with questions in which they could expose their impressions about what was produced. The data obtained and analyzed allow us to conclude this experience contributed to the development of students' writing and reading skills through the use of languages that are intensely part of our life hypermodern.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa de intervenção, de natureza qualitativa, com abordagem descritiva (DAMIANI, 2013) e teve como participantes os alunos do oitavo ano de uma escola estadual de Itabira, Minas Gerais. Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das capacidades linguística, textual e discursiva na escrita e na leitura, tendo, como gênero principal para tal desenvolvimento, o resumo em suas formas hipermodernas, partindo do entendimento de que primeiramente é preciso que se desenvolva o processo cognitivo de sumarização. Como suporte teórico, operamos principalmente com os conceitos de interação verbal de BAKHTIN (1997), de retextualização de DELL’ISOLA (2007) e MARCUSCHI (2001), de leitura de CAFIERO (2013) e de SOLÉ (1998), de resumo e sumarização de MACHADO (1989). Como metodologia de intervenção, a aplicação do projeto de ensino se constituiu de 22 atividades distribuídas em 3 módulos e atividade final, totalizando uma carga horária de 27 aulas. Considerando que o processo cognitivo de sumarização é uma condição essencial para a melhoria da capacidade de escrita e de leitura, deve-se desenvolvê-lo antes do ensino de produção de texto. Para tal desenvolvimento, considerou-se o trabalho com o gênero resumo como uma possibilidade primordial e consistente no desenvolvimento de capacidades linguística, textual e discursiva. Além disso, este gênero está pautado em duas atividades linguísticas distintas e complementares (leitura/compreensão do texto-base e, em seguida, a sua retextualização) que possibilitam o desenvolvimento progressivo dessas capacidades. Esta pesquisa considera e toma o gênero resumo como aquele que possui uma capacidade plástica de se originar de qualquer outro gênero e, além disso, em nossa era hipermoderna esse gênero adquiriu várias ramificações, outras facetas-neogêneros, e circula no cotidiano dos alunos intensamente, como o meme, a manchete de notícias, o título, a legenda de foto, o emoji. Também, com o intuito de criar um território enunciativo e metacognitivo, apresentamos aos alunos, ao final de algumas atividades, questões em que eles poderiam expor suas impressões acerca do que foi produzido. Os dados obtidos e analisados nos autorizam concluir que essa experiência contribuiu para o desenvolvimento das capacidade de escrita e leitora dos alunos a partir do uso de linguagens que fazem intensamente parte de nossa vida hipermoderna.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSumarizaçãopt_BR
dc.subjectGêneros Discursivospt_BR
dc.subjectGêneros Emergentespt_BR
dc.subjectCompetências de Escritapt_BR
dc.subjectCompetência Leitorapt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherEstratégia textualpt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Escritapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Aprendizagempt_BR
dc.titleSumarizar resumindo por meio de novos textos em práticas enunciativas cotidianas de leitura e de escrita na hipermodernidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ProfLetras_UFMG_FALE_GILMAR PEREIRA BATISTA_PDF_A_VERSÂO FINALIZADA.pdf19.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.