Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34201
Type: Monografia (especialização)
Title: O ensino do desenho: expressão e linguagem no processo de alfabetização
Authors: Cleide Aparecida Araújo Gandra
First Advisor: Rodrigo Borges Coelho
First Referee: Camila Rodrigues Moreira Cruz
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo reconhecer a trajetória da arte-educação no Brasil, destacando o ensino de artes visuais e a contribuição da prática do desenho na infância para o desenvolvimento da criança, especialmente durante o processo de alfabetização. Descreve-se a importância do ensino do desenho na construção da aprendizagem de modo amplo e específico nos anos iniciais de escolarização. O ensino de desenho na infância é compreendido, neste trabalho, como precursor da escrita, estando diretamente relacionado ao processo de aquisição de novas aprendizagens e linguagens. O levantamento bibliográfico de autores e suas pesquisas (BARBOSA, Ana Mae; LUQUET, G. H.; DERDYK, Edith; DUARTE, Maria Lúcia Batezat, entre outros) subsidiou e embasou a redação da monografia. Apoiado nestes autores evidencia-se que a criança parte primeiro do desenho, para depois efetivar a escrita e, dessa forma, que a prática do desenho atua como fator estruturador do pensamento verbal, aliado à expressão, imaginação e produção criativa da criança.
Abstract: The present work aims to recognize the trajectory of art education in Brazil, highlighting the teaching of visual arts and the contribution of the practice of drawing in childhood to the development of the child, especially during the process of literacy. The importance of teaching drawing is described in the construction of learning in a broad and specific way in the early years of schooling. The teaching of drawing in childhood is understood, in this work, as a precursor of writing, being directly related to the process of acquiring new learning and languages. The bibliographical survey of authors and their research (BARBOSA, Ana Mae; LUQUET, G. H .; DERDYK, Edith; DUARTE, Maria Lúcia Batezat, among others) supported and supported the writing of the monograph. Supported by these authors, it is evident that the child starts from the drawing first, to then carry out the writing and, thus, that the practice of drawing acts as a structuring factor of verbal thinking, combined with the child's expression, imagination and creative production.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Desenho
Educação de crianças
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34201
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografiaespecializaçãoemartesvisuais.pdf538.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.