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dc.contributor.advisor1João Augusto Cristeli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923103363236142pt_BR
dc.contributor.referee1Artur Luiz de Souza Macielpt_BR
dc.creatorAlexandre dos Santos Quintãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-29T20:53:41Z-
dc.date.available2020-09-29T20:53:41Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34203-
dc.description.abstractThis research has as main objective to understand a graffiti art that articulates the teaching of visual arts and the urban socio-cultural context. In an attempt to expand the flavors, the living spaces and the exchange of experiences from a dialogical perspective and the recognition of cultural diversity, we propose to explore the possibilities of understanding this artistic expression, in addition to contributing to promote reflections on its educational potential, especially in public basic education network. For this, use as a methodological resource in bibliographic survey, text study and selection of images available on social networks - one more, others less important of urban art, art teaching and education. In this context, as a theoretical set for the development of this work, we used some important authors such as Paulo Freire, Ana Mae, Celso Gitahi and Maura Penna. In relation to the contributions of this research, it is possible to verify approximations of graffiti with an exhibition of popular education that distances the massification of pedagogical content and dominant, authoritarian and elitist discourses disseminated by the media used.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo central compreender a arte do grafite articulando-o ao ensino das artes visuais e ao contexto sociocultural urbano. Na tentativa de ampliar os saberes, os espaços de vivências e troca de experiências sob a perspectiva dialógica e do reconhecimento da diversidade cultural, propomos explorar as possibilidades de compreensão dessa manifestação artística, além de contribuir para fomentar reflexões sobre suas potencialidades educativas, especialmente na rede pública de ensino básico. Para isso, utilizamos como recurso metodológico um levantamento bibliográfico, estudo de textos e seleção de imagens disponíveis nas redes sociais – uns mais, outros menos específicos da arte urbana, do ensino de arte e da educação. Nesse contexto, como aporte teórico para o desenvolvimento desse trabalho, lançamos mão de alguns autores importantes como Paulo Freire, Ana Mae, Celso Gitahi e Maura Penna. Em relação às contribuições dessa pesquisa, é possível verificar significativas aproximações do grafite com uma concepção de educação popular que se distancia da massificação de conteúdos pedagógicos e dos discursos dominantes, autoritários e elitistas divulgados pelos meios de comunicação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectUrbanopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPotencialidadespt_BR
dc.subjectPopularpt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGrafitept_BR
dc.subject.otherArte urbanapt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleA arte e o grafite para além dos muros urbanos: por uma educação libertadorapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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