Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34322
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A plataforma Moodle como apoio às aulas presenciais de português como língua estrangeira no ensino superior
Autor(es): Luís Eduardo Wexell Machado
primer Tutor: Junia de Carvalho Fidelis Braga
Resumen: O uso das novas tecnologias como apoio às disciplinas de cursos superiores não é novidade no cenário paraguaio, onde atuo como professor. Moodle é a plataforma de ensino virtual predominante no país e está bem estruturada em diversas faculdades há praticamente uma década. Embora haja estrutura consolidada para o uso das novas tecnologias e treinamento constante para usuários: professores, tutores e assistentes virtuais, o uso da plataforma Moodle ainda é incipiente, centrando-se mais no papel de repositório de materiais do que de ambiente de ensino e aprendizagem. Conole (2013) defende a ideia de que é necessário uma mudança de paradigma nos processos de ensino e aprendizagem para fazer frente às necessidades atuais dos aprendizes e que “(...) novas abordagens para o desenho são necessárias para que os professores possam fazer um melhor uso das tecnologias e para que os alunos naveguem produtivamente pelos cenários digitais complexos”. (CONOLE, 2013, p. 1, tradução minha)1 A autora ainda afirma que muito embora as novas gerações estejam familiarizadas com as novas tecnologias e façam uso cotidiano delas, há deficiência quando se trata do uso de ambientes virtuais de aprendizagem e que “Modelagem, andaimento e retroalimentação no seu melhor uso são necessários”. (Ibid, 2013, p. 4, tradução minha)2 Agrega também que “a diversidade de ofertas disponíveis para os alunos significa, também, que existe uma maior possibilidade de que eles se percam e se confundam”. (Ibid, 2013, p. 4, tradução minha)
Asunto: Ensino – Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34322
Fecha del documento: 19-jul-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Projeto de Ensino_lewm.pdf7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons