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Type: Dissertação
Title: Jogos Escolares de Minas Gerais: política pública, experiências e processos de formação de professores de Educação Física
Authors: Felipe dos Santos Senra
First Advisor: Cláudio Márcio Oliveira
First Referee: Joélcio Fernandes Pinto
Second Referee: Admir Soares de Almeida Júnior
Abstract: Neste trabalho apresento resultados de uma pesquisa onde o objetivo foi descrever e analisar as experiências de professores de Educação Física com os Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG. Esta pesquisa teve caráter qualitativo, buscando compreender os significados dos jogos escolares e do fenômeno esportivo atribuídos pelos professores, sujeitos da pesquisa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de EF, das diversas redes de ensino. Como metodologia para analisar os dados utilizou-se como inspiração a análise de conteúdo, através de técnicas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. O JEMG é uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por duas secretarias, a SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) e a SEE (Secretaria de Estado de Educação) cuja a execução do evento é feita pela FEEMG. Encontramos contradições entre os objetivos declarados do evento e suas ações e características. O discurso afirma que a competição é uma ferramenta pedagógica, que auxilia na construção da cidadania, de forma educativa e democrática, onde busca-se a sociabilidade e a integração. No entanto, suas ações buscam o desenvolvimento de uma competição esportiva com características do esporte de alto rendimento. Tal evento ocorre sob condições precárias para o desenvolvimento desta política pública: condições de trabalho, materiais e infraestrutura e relações didático-pedagógicas, consistindo em um “fomento precarizado” do esporte enquanto direito social. Buscamos uma articulação entre as minhas experiências docentes e as experiências dos professores, entendendo os docentes entrevistados como “sujeitos territórios", onde coisas lhes acontecem. Constatamos uma diversidade de experiências nas infâncias, adolescências, tendo como pano de fundo suas relações com o esporte e aulas de EF. Percebemos entre os professores diferentes e conflituosas visões sobre o esporte, as práticas pedagógicas e o JEMG. Suas formações e experiências, da infância aos dias atuais, influenciaram/influenciam estas relações, apresentando diferentes práticas, pensamentos, objetivos, experiências e motivos da participação ou não neste evento. Tais diferenças estão presentes nas narrativas dos professores quando vislumbram mudanças e sonhos para os jogos escolares. Se por um lado surgiram ideias pontuais em relação à organização, condições de participação e formas de disputa, por outro lado, vislumbraram e sonharam festivais esportivos que permitiriam um maior acesso aos estudantes. Chamamos de “inéditos viáveis” as sínteses provisórias deste trabalho. O primeiro inédito viável seria sonhar com práticas pedagógicas e realização dos jogos sob condições menos precarizadas. Além disso, foram apontadas como possibilidades a problematização junto aos estudantes de questões relacionadas à própria competição, à seletividade, meritocracia, assim como as características do esporte moderno. Vislumbra-se a possibilidade de adesão ao evento como uma forma de resistência e luta política. O outro inédito viável seria construir em nosso campo de atuação profissional espaços de diálogo com os professores com o objetivo de refletir e organizar eventos esportivos escolares a partir de outros princípios, objetivos e formas. O processo de construção do evento se torna tão importante quanto o próprio evento pois pode permitir que os seus atores debatam, reflitam e sejam autores de suas próprias práticas, numa perspectiva de gestão democrática do esporte nas escolas enquanto direito social.
Abstract: In this work, I present results of research where the objective was to describe and analyze the experiences of Physical Education teachers with the School Games of Minas Gerais - JEMG. This research had a qualitative character, seeking to understand the meanings of school games and the sports phenomenon attributed by the teachers, subjects of the research. To this end, semi-structured interviews were conducted with eight PE teachers, from different teaching networks. As a methodology to analyze the data, content analysis was used as inspiration, through pre-analysis techniques, material exploration, and treatment of results. The JEMG is an action of the Government of Minas Gerais, carried out by two secretariats, SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) and SEE (Secretaria de Estado de Educação) whose execution of the event is done by FEEMG. We found contradictions between the stated objectives of the event and its actions and characteristics. The speech states that competition is a pedagogical tool, which helps in the construction of citizenship, in an educational and democratic way, where sociability and integration are sought. However, its actions seek to develop a sports competition with the characteristics of high-performance sport. Such an event occurs under precarious conditions for the development of this public policy: working conditions, materials and infrastructure, and didactic-pedagogical relations, consisting of a “precarious promotion” of sport as a social right. We seek an articulation between my teaching experiences and the experiences of teachers, understanding the teachers interviewed as “territorial subjects”, where things happen to them. We perceive between teachers differents and conflicting views about sport, pedagogical practices, and the JEMG. Their backgrounds and experiences, from childhood to the present day, have influenced/influence these relationships, presenting different practices, thoughts, objectives, experiences, and reasons for participating or not in this event. Such differences are present in the teachers' narratives when they see changes and dreams for school games. If, on the one hand, specific ideas regarding the organization, conditions of participation, and forms of dispute arose, on the other hand, they envisioned and dreamed of sporting festivals that would allow greater access to students. We call the provisional summaries of this work “viable unpublished”. The first viable first would be to dream about pedagogical practices and to play games under less precarious conditions. In addition, the problematization among students of issues related to competition, selectivity, meritocracy, as well as the characteristics of the modern sport was identified as possibilities. The other viable first would be to build spaces of dialogue with teachers in our field of professional activity in order to reflect and organize school sports events based on other principles, objectives, and forms. The process of building the event becomes as important as the event itself because it can allow its actors to debate, reflect and be authors of their own practices, in a perspective of democratic management of sport in schools as a social right.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34471
Issue Date: 3-Sep-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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