Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34579
Type: Monografia (especialização)
Title: Artes visuais & fotografia digital: a construção de novos significados no contexto escolar
Authors: Cristiano Antônio Brugger Rodrigues
First Advisor: Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santo
First Referee: Evandro José Lemos da Cunha
Abstract: Esse trabalho aborda a fotografia digital como expressão nas Artes Visuais. Compreendida como representação subjetiva do mundo visível, a ser interpretada, é capaz de revelar além do que se pode ver num primeiro plano. E é pela educação que se possibilita um olhar mais crítico para as múltiplas imagens produzidas com novas tecnologias que, de modo cada vez mais contundente, se fazem presentes na cultura. A extrapolação a conceitos científicos e aos campos do conhecimento parece anunciar o artístico da/na imagem e o fascínio que ela desempenha com grande perspicácia. Desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental, numa escola pública de Contagem/MG, buscou apropriar-se de um recurso tecnológico presente no cotidiano, mas ainda distante das práticas pedagógicas – o celular. Em busca de uma formação ampla, o que requer discussão e problematização permanentes, motivou discentes a produzirem imagens do ambiente escolar, com o objetivo de ressignificar essa instituição que, no processo de construção de conhecimento, marca trajetórias, positiva ou negativamente. Acredita-se que metodologias que concedam espaço para expressar-se e tornar-se cada vez mais consciente de sua posição, em meio a outras possíveis, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos. Mostrou-se plausível, por meio de fotografias, levar o estudante a refletir sobre sua participação em seu próprio percurso formativo. Através do diálogo com abertura para a experimentação e criação, permeados pelo constante pensar sobre o que se realiza, pode-se potencializar o conhecimento e organizar as próprias percepções e leituras de mundo, em constante desenvolvimento.
Abstract: This work addresses digital photography as a language in Visual Arts. Understood as a subjective expression of the visible world, it is a language to be interpreted, capable of revealing beyond what can be seen in the foreground. And it is through education that a more critical look at the multiple images produced with new technologies is made possible, which, increasingly more forcefully, are present in culture. The extrapolation to scientific concepts and fields of knowledge seems to announce the artistic of / in the image and the fascination that it plays with great insight. Developed with elementary school students, in a public school in Contagem / MG, it sought to appropriate a technological resource present in everyday life, but still far from pedagogical practices - the cell phone. In search of a broad education, which requires permanent discussion and problematization, it motivated students to produce images of the school environment, with the aim of reframing this institution that, in the process of building knowledge, marks trajectories, positively or negatively. It is believed that methodologies that allow space to express themselves and become increasingly aware of their position, among other possible ones, can contribute to the formation of critical citizens. It was plausible, through photographs, to lead the student to reflect on his participation in his own training path. Through dialogue open to experimentation and creation, permeated by constant thinking about what is taking place, it is possible to enhance knowledge and organize one's own perceptions and readings of the world, in constant development.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Fotografia - Técnicas digitais
Arte e tecnologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34579
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.