Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34584
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrício Andrade Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202424066390098pt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.contributor.referee2Gláucia Maria dos Santos Jorgept_BR
dc.creatorHednamar Maria Corrêa Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303951613336421pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-29T11:30:11Z-
dc.date.available2020-12-29T11:30:11Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34584-
dc.description.abstractIn this study we highlight the importance of technical knowledge of stop-motion animation, as expression, and other elements that complement it, fundamental to experience stop-motion animation in elementary school: history and storyboard in planning, physicality, photographic record and editing in the production of animation. We also present arguments that aim to support that the experience with this technique needs meaning and intentionality aroused by emotion, rationality and contextualization of the object under study. We discuss that these elements contribute to the production and enjoyment of stop-motion animation beyond technical knowledge, that is, as expression. As a pedagogical proposal, based on the studies of Andrade (2006), Dewey (2010), Larrosa (2015) and Purves (2011), we consider the path of experiences in the classroom, in elementary school, with this technique of animation after the use of the app Stop Motion Studio and it unfolded in a understanding of stop-motion and the elaboration of stop-motion animations in the elementary school.pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, destacamos a importância do saber técnico da animação em stop-motion, como expressão, e de outros elementos que o complementam, fundamentais para experienciar a animação em stop-motion na escola de Ensino fundamental: a história e o storyboard no planejamento, a fisicalidade, o registro fotográfico e a edição na produção da animação. Também apresentamos argumentos que visam sustentar que a experiência com essa técnica necessita de sentido e de intencionalidade suscitados pela emoção, pela racionalidade e pela contextualização do objeto em estudo. Abordamos que esses elementos contribuem para a produção e fruição da animação em stop-motion para além do conhecimento técnico, isto é, como expressão. Como proposta pedagógica, com base nos estudos de Andrade (2006), Dewey (2010), Larrosa (2015) e Purves (2011), consideramos o percurso de experiências em sala de aula, no Ensino fundamental, com essa técnica de animação, após a utilização do aplicativo Stop Motion Studio, o que acarretou uma melhor compreensão do stop-motion e a elaboração de animações em stop-motion por parte dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectStop-motionpt_BR
dc.subjectExperiência e sentidopt_BR
dc.subjectRacionalidade e emoçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subject.otherArte por computadorpt_BR
dc.title1, 2 e 3: volte outra vez: experienciando stop-motion na escola de ensino fundamental com o aplicativo Stop Motion Studiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-Hednamar_A.pdf1, 2 E 3: VOLTE OUTRA VEZ Experienciando stop-motion na escola de ensino fundamental com o aplicativo Stop Motion Studio2.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons